Renan Filho parabeniza Alagoas pelos 203 anos de emancipação e destaca avanços

Governador cita os bons resultados alcançados pela gestão nas áreas da Educação, Saúde, Segurança Pública e Infraestrutura

Por Severino Carvalho - Agência Alagoas | Edição do dia 16 de setembro de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,,


Foto: Thiago Sampaio / arquivo

O governador Renan Filho fez, na tarde desta quarta-feira (16), uma transmissão ao vivo (live) através do Instagram para saudar os 203 anos de emancipação política de Alagoas. O gestor parabenizou todos os alagoanos pela passagem da data e destacou os avanços alcançados pelo Governo do Estado nas mais diversas áreas da administração pública.

“Alagoas, desde a sua emancipação política, sempre foi destaque. E a gente é destaque hoje em várias áreas”, ressaltou.

Renan Filho iniciou citando o bom desempenho da educação alagoana comprovado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, cujo resultado foi divulgado nessa terça-feira (15) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Os dados mostram que o estado conseguiu ultrapassar as metas estipuladas para os Anos Iniciais e Finais do ensino fundamental. Dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, 22 aumentaram o Ideb, mas apenas sete alcançaram a meta proposta para 2019 para os anos finais do ensino fundamental, e Alagoas está entre eles.

“Eu queria parabenizar todos os municípios alagoanos e os profissionais da Educação para dizer que tivemos o maior crescimento de Ideb do Brasil. Noventa e quatro por cento das nossas cidades atingiram a meta estabelecida pelo MEC. Trata-se de um grande desempenho”, comemorou Renan Filho.

Ele citou também os avanços na área da Segurança Pública. “Seguimos sendo exemplo de Estado que reduz violência. Alagoas segue reduzindo o número de homicídios e de assaltos a coletivos e a bancos”, pontuou.

A maior pandemia do século 21 e a resposta eficiente do Governo de Alagoas no enfrentamento à Covid-19 foram abordadas por Renan Filho durante a transmissão.

“Alagoas também é uma grande referência hoje no combate à pandemia”, afirmou, recordando que o estado tem, na atualidade, a menor taxa de contágio da doença provocada pelo novo coronavírus do Brasil, com índice de 0,61, aferido pela ferramenta Covid-19 Analytics, mantida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

“Durante a pandemia entregamos novos hospitais, a exemplo do Metropolitano, do Regional do Norte, em Porto Calvo, e remodelamos o Hospital da Mulher. Fizemos parcerias em todas as regiões e abrimos mais de 1300 leitos na rede pública para tratar os casos de Covid, que por consequência garantiram que muitas vidas fossem salvas”, destacou, parabenizando todos os profissionais da saúde e a população.

Renan Filho informou, ainda, que no final deste mês o Governo do Estado vai entregar o Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares. Um outro equipamento deste mesmo porte está sendo erguido no município de Delmiro Gouveia, Sertão de Alagoas.

Retomada econômica

Acerca do Plano de Distanciamento Social Controlado, implantado pelo Governo do Estado para o enfrentamento à Covid-19, o chefe do Executivo garantiu que Alagoas seguirá avançando no sentido de retomar todas as atividades não essenciais. O objetivo é reduzir os impactos econômicos causados pela pandemia, mas com serenidade e sem gerar riscos à saúde pública.

“Alagoas vai ter um dos melhores resultados econômicos nesse ano de pandemia no Brasil, talvez o nosso PIB nem caia. Espero, inclusive, que o nosso PIB cresça pra gente seguir avançando”, projetou.

Renan Filho citou, por fim, os investimentos feitos pelo Governo do Estado em infraestrutura com obras de saneamento básico e de construção, recuperação e duplicação de rodovias. “Sou orgulhoso de ser alagoano e vou sempre trabalhar duro para que Alagoas avance e avance cada vez mais”, finalizou.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados