Quanto de água devemos beber por dia para nos hidratar? Nutricionista do HGE orienta

A água é o papel no transporte de nutrientes, garantindo que as células sejam nutridas

Quanto de água devemos beber por dia para nos hidratar? Nutricionista do HGE orienta

A água é o papel no transporte de nutrientes, garantindo que as células sejam nutridas

Por Assessoria | Edição do dia 26 de janeiro de 2022
Categoria: Saúde | Tags: ,,,,


Constituído de mais de 60% de água, o corpo humano precisa do líquido para o desempenho eficaz. Para se ter uma ideia, sangue, músculos, pulmões e cérebro, por exemplo, são constituídos em grande parte por água. O líquido é vital para a saúde.  Mas, afinal, quanto de água necessitamos diariamente para nos mantermos devidamente hidratados? A nutricionista do Hospital Geral do Estado (HGE), Graça Cavalcante orienta.

De acordo com ela, uma das funções da água é o papel no transporte de nutrientes, garantindo que as células sejam nutridas e passe a desempenhar as diversas reações metabólicas. Outra função é seu papel na eliminação de substâncias tóxicas. Por esta razão, manter o corpo hidratado é imprescindível.

Segundo a especialista, a ausência de água no organismo faz com que o corpo manifeste indisposição e demonstre fadiga. “Há um declínio da memória e do raciocínio. E no quesito da estética, a falta de água leva ao ressecamento da pele o que tende a deixar as rugas mais evidentes”, acrescentou.

De acordo com Graça Cavalcante, para se saber de forma mais precisa o quantitativo de água para cada indivíduo, é necessário multiplicar 35ml pelo peso corporal. No entanto, é necessário observar os grupos por faixa etária e rotina de vida.

Por exemplo, para os idosos se recomenda de 20 a 30 ml por kg de peso de acordo com o grau de funcionamento dos rins. Já para o público que transpira bastante pela prática de atividades físicas, é necessário ampliar a oferta hídrica para se manter hidratado.

“O fato é que se deve beber água diariamente, em especial nos dias mais quentes. E para que isso se torne parte da rotina, recomendo que se tenha sempre água por perto, em uma garrafinha talvez. Invente sabores. Aposte na água saborizada. Invista nos sucos e nos chás também. Consuma frutas com bastante água, como melancia, abacaxi e melão. E para não esquecer de jeito nenhum, aposte nos aplicativos como lembretes”, recomendou a nutricionista do HGE.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados