, Quinta-Feira - 27 de Junho de 2019

 

Projeto de teatro de rua leva cultura popular a cidades alagoanas

Assessoria / 10:34 - 08/03/2018

“I Circuito Alagoano de Teatro de Rua” passará por sete cidades entre os meses de março e maio; estreia será


O teatro de rua é uma das manifestações mais vivas e significativas da arte cênica do nordeste do Brasil. Para cumprir o papel de manter viva essa vasta cultura popular em Alagoas, a Associação Teatral Nêga Fulô dá início, nesta quinta-feira (8) e sexta (9), ao I Circuito Alagoano de Teatro de Rua, que levará espetáculos de rua a sete cidades entre o litoral e o sertão do estado. As primeiras apresentações serão na Rua do Comércio, Centro de Maceió.

Contemplado no segmento teatro pelo Prêmio “Mestre Cicinho”, realizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o projeto Circuito Alagoano de Teatro de Rua visa mostrar a produção artística local para a população alagoana, valorizando o repertório de espetáculos de rua disponíveis no Estado.

Circuito Alagoano de teatro foi contemplado pelo Prêmio Mestre Cicinho, da Secretaria de Estado da Cultura FOTO - DIVULGAÇÃO (1)

“O Prêmio Mestre Cicinho foi uma forma de incentivar e valorizar os nossos artistas, estimulando a produção nos mais diversos segmentos culturais”, disse a secretária Mellina Freitas.

Para Regis de Souza, membro e ator da Associação Teatral Nêga Fulô, organizadora do projeto, o movimento de teatro de rua tem sido importante para a valorização e o crescimento da arte cênica alagoana nos últimos anos.

“Inspirados e utilizando-se dos elementos da cultura popular, os espetáculos no repertório do Circuito reelaboram essas características tradicionais mediante uma encenação poética e visualmente contemporânea”, afirma o integrante.

Pilar, São José da Laje, Delmiro Gouveia, Porto Calvo, Marechal Deodoro e Maravilha serão as demais cidades que receberão o projeto até maio. A ação contará com a atuação de diversos grupos, companhias e coletivos de teatro de Alagoas, como Cia. La Casa, Associação Teatral Nêga Fulô, Turma do Biribinha, Associação Teatral das Alagoas, Coletivo Volante e Clowns de Quinta.

Cada cidade receberá, durante os fins de semana, dois espetáculos de grupos distintos. A programação completa pode ser conferida em www.facebook.com/cianegafulo.


Comentar usando