Projeto com foco na capacitação de profissionais criativos é lançado em maio pelo Sebrae Alagoas

Trilha de Gestão de Negócios Criativos quer ajudar no fortalecimento e formação da cultura de inovação entre esses empreendedores

Projeto com foco na capacitação de profissionais criativos é lançado em maio pelo Sebrae Alagoas

Trilha de Gestão de Negócios Criativos quer ajudar no fortalecimento e formação da cultura de inovação entre esses empreendedores

Por Assessoria | Edição do dia 7 de maio de 2021
Categoria: Economia | Tags: ,,


O Sebrae Alagoas lança a partir deste mês de maio, no dia 10, um novo projeto para ajudar no fortalecimento e formação da cultura de inovação entre os empreendedores criativos. É o Trilha de Gestão de Negócios Criativos, que nos próximos seis meses vai realizar encontros gratuitos e online com os inscritos tendo como foco os temas Gestão Humanizada, Direitos Autorais, Narrativas Digitais, Captação de recurso via editais e financiadores, e ainda Seu DNA na Vitrine Virtual.

Também há a possibilidade de os participantes terem mentorias individuais sobre cada um dos temas abordados. Nesse caso, o investimento é de apenas R$ 100. Para participar, é necessário se inscrever no link https://forms.gle/TYrXmq1YczkvVyE9A, ser de Alagoas e possuir CNPJ ou SICAB (Carteira de Artesão).

A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Marina Gatto, explica que a proposta do Trilha de Gestão de Negócios Criativos é realizar encontros teóricos e práticos, estimulando a formação de redes de negócios inovadores.

“Queremos também sensibilizar e mobilizar empreendedores artesãos e demais criativos a ampliar a visão empreendedora desse público e sanar as principais causas para a insustentabilidade e baixo desenvolvimento dos empreendimentos artesanais e criativos”, afirma.

Ela revela que o Sebrae Alagoas buscou inspiração para montar o projeto a partir da identificação das necessidades do público-alvo. Temas como gestão e marketing digital são essenciais para todos os empreendedores se inserirem no mercado e ganhar mais clientes e aumentar a renda.

“Porém, a forma de produção dos criativos é singular, é ligada a cultura, história e processo criativo. Os criativos utilizam a maior parte do seu tempo na criação e produção manual, mas sentem muita dificuldade em tornar seu ofício em negócio”, revela Marina. “As capacitações precisam ser adaptadas à forma de trabalho e criação do público, para que eles possam entender de maneira mais prática técnicas de gestão e marketing”, completa.

A captação de recurso é outro tema classificado como de extrema importância para os criativos. É uma forma de conseguir recursos para a manutenção de seus negócios.

Para capacitar os participantes, além da analista Marina Gatto, que atua nas ações do segmento de Artesanato, o Sebrae Alagoas também escalou outra analista da UCD, Débora Lima, com foco em Economia Criativa.

Foto: Divulgação

Marina Gatto reforça as peculiaridades do trabalho de um profissional criativo, para que eles não deixem de se inscrever nesse novo projeto do Sebrae Alagoas.

“Os criativos fazem seus trabalhos por terem habilidade nata ou aprenderam com seus pais e avós. Muitos não têm familiaridade com internet, e-mail etc. O mundo digital ainda é novo”, observa. “No preço de seus produtos devem ser levados em conta a história e o tempo de produção. A valorização é subjetiva, a produção é toda manual e não tem grandes produções. Cada produto é único, de difícil padronização”, destaca Marina Gatto.

Atendimento remoto

Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma apenas remota até dia 14 de maio. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados