Projeto “Colorinando” traz histórias em quadrinho para abordar de forma lúdica temas da saúde

Por Assessoria | Edição do dia 13 de outubro de 2020
Categoria: Educação, Notícias | Tags: ,


A Liga Acadêmica de Infectologia da Uncisal (Linfecto) e a o grupo de pesquisa LED (Laboratório Experimental de Design da Ufal) criaram um projeto “Colorinando”, uma série de histórias em quadrinhos voltado para o público infantil com assuntos relativos a saúde em uma linguagem lúdica. O primeiro número traz informações sobre a Covid-19 e foi lançado na última segunda-feira, Dia das Crianças (12 de outubro). O projeto contou com a parceria com o Studio Pau Brasil, a Linfecto e o projeto de extensão Sorriso de Plantão.

A ideia do projeto é transformar, por meio do design e da construção de narrativas, informações que são de cunho científico para o combate da desinformação sobre a situação da pandemia do coronavírus. Foram os profissionais Cláudio Santos e Alaine Martins, da Linfecto, que tiveram a iniciativa de buscar transferir suas experiências de vida na área da saúde para o formato de roteiros, com uma abordagem mais didática e infanto-junvenil.

Todos os assuntos foram roteirizados pela equipe da Linfecto e Sorriso de Plantão para que o grupo do LED e Stúdio Pau Brasil pudessem trabalhar juntos para a transformação dessas histórias no formato de histórias em quadrinho. Foram criados personagens que abordam o assunto de forma simples e lúdica para orientar as crianças sobre o tema. Os desenhos são de Janaina Araújo.

O projeto “Colorinando” não buscou criar personagens e cenários genéricos. O objetivo também foi transmitir a diversidade de indivíduos que a equipe de profissionais da saúde encontra no dia a dia, além de apresentar ambientes que são comuns, como condomínios, praças, etc.

Para ler ou baixar a versão para impressão e colorir os personagens e passagens da história basta entrar no endereço https://www.led-ufal.com/colorida

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados