Projeto 60+Música vai ofertar aulas de música para pessoas da terceira idade

O objetivo da ação é melhorar a qualidade de vida dos idosos

Projeto 60+Música vai ofertar aulas de música para pessoas da terceira idade

O objetivo da ação é melhorar a qualidade de vida dos idosos

Por Assessoria | Edição do dia 7 de julho de 2021
Categoria: Saúde | Tags: ,,


O Projeto ‘60+Música – A geração prateada e o mercado da música’ vai ofertar aulas de música para pessoas da terceira idade.  A iniciativa é da educadora musical e musicista Rafaela Quintino que resolveu submeter o Projeto ao edital de subvenção econômica destinado ao setor de Economia Criativa promovido pelo Sebrae em Alagoas e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Com a aprovação, idosos de Alagoas terão a oportunidade de vivenciar, com baixo custo, a experiência da musicalização como lazer e terapia de socialização.

As inscrições podem ser feitas desde já pela página no Instagram @60maismusica. As aulas, no valor de R$: 80,00 reais, são ministradas no conforto da casa de cada aluno e devem ser previamente agendadas, de segunda a sexta com disponibilidade das 9h as 17h. Respeitando todas as medidas de segurança sanitária.

Segundo Rafaela Quintino, o projeto nasceu a partir de sua experiência pessoal ao ministrar aulas particulares na casa de um idoso de 77 anos e portador do Mal de Alzheimer. Durante as aulas, o idoso obteve uma melhora cognitiva. Esse foi o fator determinante para elaboração do projeto.

Rafaela reforça que a música pode mudar a realidade e trazer mais qualidade de vida para os idosos. “A aula de música mostra que o idoso não é um adulto disfuncional e que a música, além de liberar a endorfina e outras substâncias que são responsáveis pela felicidade e prazer que sentimos, ajuda a manutenção das funções cognitivas das pessoas”, afirma.

Ela relata outros benefícios da música para a terceira idade. “O envelhecimento, muitas vezes vem acompanhado de limitações funcionais. Porém, desenvolver atividades que geram uma produção de conhecimento significativa para os idosos acaba melhorando sua autoestima, o cuidado consigo e, consequentemente, uma melhora da saúde física e mental”, ressalta.

O projeto 60+ Música

De acordo com a musicista, os recursos disponibilizados pelo edital veio com todo um suporte que foi fundamental para a execução do Projeto, com a realização de oficinas e encontro para tirar dúvidas.
Rafaela ainda destaca que a pandemia atrapalhou a evolução da iniciativa visto o público-alvo, mas com o avanço da vacinação espera conseguir desenvolver o projeto. “O meu público-alvo é grupo de risco da Covid-19. Isso fez com que eu ficasse um pouco desanimada no início, mas hoje já consigo ver outras possibilidades sem colocar em risco a saúde deles”, conclui.

Rafaela Quintino

Rafaela Quintino é idealizadora do projeto 60+Música, multi-instrumentista, licenciada em Música pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Pós-graduanda em musicoterapia pela Uniabeu Centro Universitário ,Técnica em Enfermagem e Educadora Musical.

Informações e inscrições: (82) 9.9695-2385
@60maismusica
@rafaquintinooficial

One thought on “Projeto 60+Música vai ofertar aulas de música para pessoas da terceira idade”

  1. Rita disse:

    Belo projeto ! Parabéns

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados