Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação apresenta 778 propostas em março

Todos os imóveis do mapa de desocupação já estão identificados; Até agora, foram apresentadas 5.447 propostas no total

Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação apresenta 778 propostas em março

Todos os imóveis do mapa de desocupação já estão identificados; Até agora, foram apresentadas 5.447 propostas no total

Por Assessoria | Edição do dia 12 de abril de 2021
Categoria: Maceió, Notícias | Tags: ,,,,,


Foto: Reprodução

O Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação alcançou, em março, o maior número de propostas apresentadas às famílias em um único mês: 778 no total. Até o momento, foram apresentadas 5.447 propostas  e a Braskem pagou quase R$713 milhões em indenizações, auxílios-financeiros e honorários de advogados.

Além disso, 3.656 famílias já receberam sua compensação financeira. Os dados constam do relatório mensal de acompanhamento do Programa, regularmente apresentado às autoridades* que fazem parte do Termo de Acordo para apoiar a desocupação dos bairros afetados pelo fenômeno geológico em Maceió.

40 mil pessoas fora das áreas de risco
Todos os 14.319 imóveis do mapa de desocupação já foram identificados e 11.560 estão vazios, somando mais de 40 mil pessoas fora das áreas de risco. Consideradas prioritárias, a área de resguardo em torno dos poços de sal, as zonas A e B do mapa definido pela Defesa Civil estão totalmente desocupadas desde abril do ano passado.  A zona C também já está desocupada enquanto nas zonas D, E, F e G, 98% das famílias e comércios já se mudaram.

Na zona H, incluída no Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação em dezembro do ano passado, 71% dos imóveis estão vazios. O prazo para encerrar a desocupação nessa área, segundo o Termo de Acordo assinado entre a Braskem e as autoridades*, vai até o final de 2022.

Na Área 01, também definida em dezembro, a realocação já alcançou 20%. Como se trata de uma área de monitoramento, seus moradores podem aguardar a compensação financeira para então fazer a mudança, mas isso deve acontecer até o final de 2022.

As famílias atendidas no Programa de Compensação contam com orientação de técnicos sociais e têm apoio para a sua mudança, incluindo pagamento de auxílios-financeiros e de aluguel, ajuda na busca por um imóvel provisório por meio de parcerias com imobiliárias, guarda-móveis e acolhimento de animais de estimação, entre outros. Um advogado escolhido pelo morador, ou um defensor público, acompanha todo o processo.

Para mais informações sobre as ações da Braskem em Maceió, acesse braskem.com.br/alagoas.

*Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE), Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE).

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados