Profissionais criam grupo de voluntários contra o novo coronavírus em São Miguel dos Milagres

Médico há 20 anos no município do litoral Norte – famoso por seus badalados réveillons –, Edson Ataíde convoca os amigos para ajudar a população carente da região

Por | Edição do dia 1 de abril de 2020
Categoria: Coronavírus | Tags: ,,


bem-estar_medico

Um grupo de profissionais de diversas áreas, liderado pelo ginecologista Edson Ataíde, atua em São Miguel dos Milagres (distante 98km ao norte da capital), com o propósito de ajudar a Secretaria de Saúde do município e a população mais carente da região. Nesse momento tão difícil para todos, de distanciamento social e outras medidas que visam conter a expansão do novo coronavírus no nosso Estado e no país, a ação do médico é pioneira. Formado há menos de duas semanas, o grupo conseguiu a adesão de mais de 20 pessoas. Atualmente, coordena um serviço para receber doações, especialmente alimentos não perecíveis e material de limpeza e desinfecção.

Edson Ataíde, que é natural de São Miguel dos Milagres, trabalha no município há 20 anos, atendendo, também, nas cidades vizinhas de Porto de Pedras e Passo do Camaragibe. “Estamos atuando junto à Secretaria de Saúde de São Miguel dos Milagres”, explica. “Nosso plano de estratégia é de agentes de saúde correndo o município para encontrar pessoas com sintomas da doença Covid-19. Vamos tentar isolá-las em suas casas. É um trabalho que exige muita dedicação e cuidados, porque há situações de pessoas mais necessitadas cujo isolamento é ainda mais difícil, pois dormem duas, três pessoas numa cama.”

As doações podem ser feitas no próprio município, no Centro de Fisioterapia à rua Vereador Lamenha Couto (Praça N.S. Mãe do Povo), durante o horário comercial. Em Maceió, as pessoas podem ligar ou enviar mensagens para (82) 99326 6412 (com Wellington).

Ana Cláudia Cerqueira, assistente social residente na capital, avisa que o grupo está aberto à participação de novos voluntários que queiram participar ativamente das ações. Ela faz um apelo, ainda, às pessoas que realizam festas de aniversário e de casamento em São Miguel dos Milagres, e àquelas que curtem intensamente os famosos réveillons promovidos na cidade. “Agora o momento é outro e o município quer contar com a empatia de todo esse pessoal que já conhece e curte a cidade. Espero que se engajem nesse movimento e nos ajudem com doações e da forma que puderem.”

De acordo com Edson Ataíde, os municípios da região não dispõem de um efetivo plano de trabalho contra o novo coronavírus. “O pessoal acha que a doença não vai chegar até eles”, observa o ginecologista, afirmando que “há necessidade de se construir ou adaptar um espaço para a instalação de um hospital de campanha para 200 pacientes”. “Estamos conversando com autoridades e empresários aqui no município e, também, com os gestores das outras duas cidades vizinhas.”

O médico propõe a criação de um consórcio entre os municípios de São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Passo do Camaragibe. “Estamos estudando a viabilidade disso. O consórcio é uma saída, é a grande estratégia para esses municípios. As pessoas acometidas pela doença morrem muito rápido, muitas vezes de casa para o hospital elas já chegam mortas. Este é o momento de buscarmos parcerias, pois a solidariedade é o caminho para todos nós.”

VOLUNTÁRIOS DE MILAGRES – Telefone para doações: (82) 99326 6412 (com Wellington).

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados