Profissionais criam grupo de voluntários contra o novo coronavírus em São Miguel dos Milagres
Médico há 20 anos no município do litoral Norte – famoso por seus badalados réveillons –, Edson Ataíde convoca os amigos para ajudar a população carente da região
Profissionais criam grupo de voluntários contra o novo coronavírus em São Miguel dos Milagres
Médico há 20 anos no município do litoral Norte – famoso por seus badalados réveillons –, Edson Ataíde convoca os amigos para ajudar a população carente da região
Por | Edição do dia 1 de abril de 2020
Categoria: Coronavírus
| Tags: casos de coronavírus,Coronavírus em Alagoas,coronavírus estado de emergência
Um grupo de profissionais de diversas áreas, liderado pelo ginecologista Edson Ataíde, atua em São Miguel dos Milagres (distante 98km ao norte da capital), com o propósito de ajudar a Secretaria de Saúde do município e a população mais carente da região. Nesse momento tão difícil para todos, de distanciamento social e outras medidas que visam conter a expansão do novo coronavírus no nosso Estado e no país, a ação do médico é pioneira. Formado há menos de duas semanas, o grupo conseguiu a adesão de mais de 20 pessoas. Atualmente, coordena um serviço para receber doações, especialmente alimentos não perecíveis e material de limpeza e desinfecção.
Edson Ataíde, que é natural de São Miguel dos Milagres, trabalha no município há 20 anos, atendendo, também, nas cidades vizinhas de Porto de Pedras e Passo do Camaragibe. “Estamos atuando junto à Secretaria de Saúde de São Miguel dos Milagres”, explica. “Nosso plano de estratégia é de agentes de saúde correndo o município para encontrar pessoas com sintomas da doença Covid-19. Vamos tentar isolá-las em suas casas. É um trabalho que exige muita dedicação e cuidados, porque há situações de pessoas mais necessitadas cujo isolamento é ainda mais difícil, pois dormem duas, três pessoas numa cama.”
As doações podem ser feitas no próprio município, no Centro de Fisioterapia à rua Vereador Lamenha Couto (Praça N.S. Mãe do Povo), durante o horário comercial. Em Maceió, as pessoas podem ligar ou enviar mensagens para (82) 99326 6412 (com Wellington).
Ana Cláudia Cerqueira, assistente social residente na capital, avisa que o grupo está aberto à participação de novos voluntários que queiram participar ativamente das ações. Ela faz um apelo, ainda, às pessoas que realizam festas de aniversário e de casamento em São Miguel dos Milagres, e àquelas que curtem intensamente os famosos réveillons promovidos na cidade. “Agora o momento é outro e o município quer contar com a empatia de todo esse pessoal que já conhece e curte a cidade. Espero que se engajem nesse movimento e nos ajudem com doações e da forma que puderem.”
De acordo com Edson Ataíde, os municípios da região não dispõem de um efetivo plano de trabalho contra o novo coronavírus. “O pessoal acha que a doença não vai chegar até eles”, observa o ginecologista, afirmando que “há necessidade de se construir ou adaptar um espaço para a instalação de um hospital de campanha para 200 pacientes”. “Estamos conversando com autoridades e empresários aqui no município e, também, com os gestores das outras duas cidades vizinhas.”
O médico propõe a criação de um consórcio entre os municípios de São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Passo do Camaragibe. “Estamos estudando a viabilidade disso. O consórcio é uma saída, é a grande estratégia para esses municípios. As pessoas acometidas pela doença morrem muito rápido, muitas vezes de casa para o hospital elas já chegam mortas. Este é o momento de buscarmos parcerias, pois a solidariedade é o caminho para todos nós.”
VOLUNTÁRIOS DE MILAGRES – Telefone para doações: (82) 99326 6412 (com Wellington).