Professor da USP debaterá uso da inteligência artificial em evento virtual do STF

O SAE Talks receberá o professor Juliano Souza de Albuquerque Maranhão, da Universidade de São Paulo (USP), nesta sexta (1º/7), às 17h.

Professor da USP debaterá uso da inteligência artificial em evento virtual do STF

O SAE Talks receberá o professor Juliano Souza de Albuquerque Maranhão, da Universidade de São Paulo (USP), nesta sexta (1º/7), às 17h.

Por Site do STF | Edição do dia 1 de julho de 2022
Categoria: Opiniões | Tags: ,,


O Supremo Tribunal Federal (STF) receberá, nesta sexta-feira (1°/7), às 17h, o professor Juliano Souza de Albuquerque Maranhão para uma conversa sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no Poder Judiciário. Ele é o convidado da próxima edição do Programa SAE Talks – Ideias que aprimoram o Supremo.

Com o tema “Juiz Robô: Possível? Aceitável?”, o encontro buscará abordar, entre outras questões, a interface entre o desenvolvimento de tecnologias de Inteligência Artificial e sua relevância para o Direito, sobretudo no contexto de tomada de decisão. Ao final da conversa, será reservado um espaço de perguntas, para que o professor possa respondê-las e interagir com o público.

Convidado

Livre-docente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e doutor pela mesma instituição, Maranhão também é pesquisador da Fundação Alexander von Humboldt, do Centro de Inteligência Artificial da USP e do Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial para Cidades Inteligentes. É membro do comitê diretor da Associação Internacional de Inteligência Artificial e Direito e presidente da Associação Lawgorithm de Pesquisa em Inteligência Artificial.

O professor é também coautor do artigo “Inteligência artificial aplicada ao direito e o direito da inteligência artificial”, publicado no primeiro volume da Suprema – Revista de Estudos Constitucionais, periódico científico do STF. No artigo, ele apresenta o estado atual da literatura a respeito da adoção de tecnologias inteligentes em aplicações nos setores público e privado e do próprio Direito como um domínio para a aplicação da IA e seus impactos nas profissões jurídicas.

Como assistir

O SAE Talks é aberto ao público e será transmitido ao vivo pela plataforma Zoom, com moderação da gerente da coordenadoria de pesquisas judiciárias da Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação (SAE) do Supremo, Bruna de Bem Esteves.

O programa

O SAE Talks – Ideias que aprimoram o Supremo, realizado mensalmente, foi criado para ser um espaço para que servidores do STF, público externo, acadêmicos e agentes do poder público e do setor privado possam dialogar com a pessoa convidada em cada edição. A ideia é que, a partir do programa, o STF possa trazer debates contemporâneos ao público externo e interno, contribuindo para a difusão de conhecimento jurídico e o fortalecimento do diálogo com a sociedade civil. Para conferir os debates já realizados em outras edições do programa, confira a playlist no YouTube.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados