Professor alemão discute importância da Educação Física

Por | Edição do dia 11 de setembro de 2018
Categoria: Esportes


Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebe, nesta quarta-feira (12), a vista do professor Reiner Hildebrandt, da Technische Universitat Braunschweig, Alemanha. O professor é referência mundial nos estudos de Educação Física e a importância do movimento no currículo escolar.

Professor Reiner Hildebrandt. Foto: Agência Ufba)

A visita do professor ao Brasil integra as atividades do intercâmbio internacional entre a Universidade Federal da Bahia e a Universidade Técnica de Braunschuweig, que inclui a Universidade Federal de Alagoas.

O convênio tem longa duração e foi iniciado ainda na década de 1990 na Ufal, com eventos, assessorias, lançamento de livros pela Edufal, participação em oficinas, visitas científicas entre outras ações ao longo dos anos.

Nesta nova fase o convênio aborda temas relacionados à Formação dos Professores e Trabalho Pedagógico nas escolas Integrais e teorias sobre inclusão através do movimentar-se nas aulas.

Na programação desta quarta, na escola Epial, em Arapiraca, acontece, às 9h30, a mesa redonda A escola de tempo integral e as oficinas de movimento no currículo escolar. Já no período da tarde, a partir das 14 h, será realizada a oficina com o tema Movimento e Treinamento: saber treinar a si mesmo – por que e como devemos ensinar treinamento nas aulas de Educação Física.

Segundo os coordenadores do evento, será uma oportunidade de ver “como se expressa esse diálogo científico na consolidação de uma proposta curricular para o Município de Arapiraca, além de aprofundar uma temática pouco desenvolvida sob a perspectiva humanista o treinamento corporal”.

O evento é uma iniciativa do Grupo Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer (Lepel) do Campus Arapiraca (Ufal) e tem apoio da Assessoria de Intercâmbio Internacional (Asi).

“O Campus Arapiraca é o único local que o professor Reiner Hildebrandt vai passar além da Ufba. Teremos a oportunidade de tratar a Educação Física sob um paradigma humanista. É uma oportunidade única de ouvi-lo, porque o professor está se aposentando”, ressalta a pró-reitora de Extensão, Joelma Albuquerque, que é pesquisadora da área.

Na quinta-feira (13), às 9h30, o professor Reiner Hildebrandt tem reunião com a Assessoria de Intercâmbio Internacional, coordenada pelo professor Aruã Lima.

 

Ascom: Ufal

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados