Procuradora-chefe do MPT em Alagoas é reconduzida ao cargo

Adir foi escolhida em votação aberta pelos Membros da regional em Alagoas

Por | Edição do dia 6 de outubro de 2015
Categoria: Artigos | Tags: ,


MPT

Divulgação

A procuradora do Trabalho Adir de Abreu foi reconduzida ao cargo de procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Alagoas, durante cerimônia de posse realizada na última quinta-feira, 01, em Brasília/DF. Adir foi escolhida em votação aberta pelos Membros da regional em Alagoas e assume a gestão da instituição até 2016.

Com larga experiência à frente do MPT – um ano como procuradora-chefe e dois anos como procuradora substituta –, Adir de Abreu ressalta que continuará atuando para dar visibilidade às ações realizadas pela instituição e, principalmente, para garantir o respeito aos direitos do trabalhador. “É preciso buscar o cumprimento efetivo da legislação laboral e resgatar a dignidade do trabalhador, seja fiscalizando empresas, atuando com parceiros ou realizando ações preventivas. Com ética e compromisso, essa é nossa busca constante”, frisou Adir.

A procuradora-chefe do MPT já conduziu processos trabalhistas contra grandes empresas, mediou audiências para reconduzir salários atrasados de empregados, atuou no combate ao trabalho infantil no interior do estado e criou o fórum que debate o meio ambiente de trabalho em Alagoas. Adir é suplente da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) e coordenadora regional do MPT Socioambiental, um projeto nacional do MPT que busca adotar boas práticas de sustentabilidade entre seus servidores.

Adir de Abreu está entre os nove procuradores-chefes do MPT reconduzidos ao cargo – já em quinze unidades regionais, o MPT será administrado por novos procuradores. Durante a cerimônia, realizada no auditório da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT), o recém-empossado procurador geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, agradeceu aos procuradores-chefes que deixaram o cargo e se dedicaram na função e parabenizou o que estão assumindo. “Tenham certeza de que vocês terão todo o apoio da PGT para ajudá-los na missão de administrar as suas regionais. Não estarão sozinhos”, disse.

O procurador Matheus Gama, titular da Coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação do Trabalho (Coordigualdade), é o novo procurador-chefe substituto do MPT/AL.

Atuação trabalhista

Natural de Florianópolis, Adir de Abreu formou-se em Direito em 1987, pela Universidade Federal de Santa Catarina, exerceu seu primeiro emprego no setor jurídico de sindicatos e atuou por 13 anos como advogada trabalhista. A carreira profissional de Adir no Ministério Público do Trabalho teve início na Procuradoria do Trabalho em Alagoas, quando passou cerca de quatro anos na sede em Maceió. Após esse período, a procuradora trabalhou pelo MPT em Joinville – Santa Catarina – e depois de quase cinco anos voltou a Alagoas. Em abril deste ano, Adir completou 14 anos no MPT.

Com informações da Procuradoria Geral do Trabalho – PGT

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados