Procon Arapiraca dá dicas para o consumidor aproveitar a Black Friday com segurança

Descontos devem ocorrer no dia 26

Procon Arapiraca dá dicas para o consumidor aproveitar a Black Friday com segurança

Descontos devem ocorrer no dia 26

Por Assessoria | Edição do dia 14 de novembro de 2021
Categoria: Economia | Tags: ,,


O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Arapiraca apresenta uma série de dicas a serem seguidas durante as compras na Black Friday, para que não sejam vítimas de fraudes ou de propagandas enganosas.

Neste ano, a data de descontos está programada para ocorrer no dia 26 de novembro. Porém, muitas lojas já começaram a anunciar promoções, principalmente, na internet.

Segundo o Procon, na Black Friday, aumenta o volume de transações de compras e vendas. Consequentemente, cresce, também, o número de reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor, por descumprimento à legislação que rege as regras de mercado. Por isso, o órgão orienta os consumidores a redobrar a atenção ao fazer aquisições.

Confira as dicas:

Confira as dicas do Procon para todo o consumidor que pretende fazer compras online:

  1. Faça pesquisa de preço. No período anterior ao ato da compra, o consumidor deve pesquisar o preço do produto ou serviço para que não seja vítima de uma oferta fake e acabe comprando pelo mesmo valor de antes da
    promoção.

  2. Exija nota fiscal.
    Ao adquirir qualquer produto ou serviço, a nota fiscal é essencial, seja para evitar sonegações fiscais ou garantir os direitos do consumidor em relação à garantia, devolução, intervalo de troca, entre outros.

  3. Guarde os comprovantes.

Não se esqueça de salvar comprovantes e telas que demonstrem informações sobre a transação da compra. Anote os códigos de confirmação e guarde e-mails com os dados.

  1. Conheça a reputação da empresa

Pesquisar a reputação de lojas na internet, especialmente nas redes sociais e buscar avaliações e comentários de outros consumidores, para ter a segurança de que a loja é confiável e se cumpre o prazo é fundamental.

  1. Certifique o contato disponível

Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados como razão social, endereço, telefone e CNPJ, de preferência, em sua página principal, para que o consumidor tire dúvidas, encaminhe problemas, entre outros.

  1. Confira a certificação digital

Para evitar fraudes, procure os selos de segurança e certificações digitais que protegem os dados fornecidos pelos clientes.

  1. Atente para as trocas.

Em oferta ou não, as regras de troca são as mesmas. Para compras virtuais, elas podem ser feitas em até sete dias do recebimento do produto.

  1. Peça indicações

Converse sobre os sites com familiares e amigos, especialmente, aqueles que já têm o hábito de comprar pela internet.

  1. Use dispositivos
    seguros

Fazer compras virtuais utilizando computadores de outras pessoas ou redes públicas de Wi-fi aumenta a chance da atuação de pessoas mal intencionadas.

  1. Desconfie de descontos muito grandes

Aqueles preços que são muito fora do valor de mercado precisam de atenção redobrada. A redução do valor pode ser sinal de tentativa de fraude.

O consumidor pode entrar em contato com o órgão, através do número 3522-1010 ou o WhatsApp 98213-9047.

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