Procon alerta consumidores sobre compras na Black Friday

Nona edição da Black Friday promete movimentar economia alagoana

Procon alerta consumidores sobre compras na Black Friday

Nona edição da Black Friday promete movimentar economia alagoana

Por | Edição do dia 14 de novembro de 2018
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,,,,


Diretor-presidente do Procon alerta para preços muito baixos e ofertas milagrosas

Diretor-presidente do Procon alerta para preços muito baixos e ofertas milagrosas (Procon)

Com a chegada da 9ª edição da Black Friday, no próximo dia 23, muitos consumidores alagoanos se preparam para ir às compras no evento que promete movimentar a economia de todo o Brasil. O Procon Alagoas alerta que, mesmo que as promoções sejam vantajosas, os consumidores devem ter atenção redobrada antes de finalizar a compra.

O Instituto informa que antes de realizar a compra, seja em lojas físicas ou virtuais, o cliente deve verificar os procedimentos para trocas e reclamações, pois as lojas só são obrigadas a efetuar a troca por problema na qualidade do produto. Caso o benefício de troca seja acertado previamente com o fornecedor, o consumidor deve exigir o registro por escrito, na etiqueta ou em nota fiscal. Nas compras pela internet, o contrato deve ser disponibilizado antes de finalizar a transação e o consumidor deve imprimir ou salvar em seu computador a página do site com os dados.

O órgão alerta para as promoções relâmpago de algumas empresas, que dias antes do evento aumentam o valor dos produtos e depois reduzem o preço durante a “Black Friday”, criando um falso desconto. Para evitar cair nessas armadilhas, o cliente deve monitorar os preços, pesquisando antecipadamente a fim de ter certeza de que o desconto oferecido é real.

“É preciso ficar alerta e desconfiar de preços muito baixos, ofertas milagrosas, ganhos fora do comum”, alerta o diretor-presidente do Procon Alagoas, Galba Novaes Netto. “É de extrema importância que o consumidor esteja consciente do que lhe foi ofertado, das condições de venda e que não esqueça de exigir a nota fiscal”, reforçou Galba.

O Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) ressalta, também, a importância de fazer um planejamento financeiro antes de realizar a compra, para não comprar por impulso e, futuramente, comprometer o orçamento familiar.

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) estará de plantão nos dias em que o evento acontece em Alagoas. O consumidor que encontrar alguma irregularidade poderá fazer sua denúncia por meio das redes sociais – Instagram, Facebook e Whatsapp –, enviando fotos ou vídeos que comprovem a infração ao Código de Defesa do Consumidor.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados