Primeiro Laboratório de Hidrometria de Alagoas é certificado pelo Inmetro

Bancada de testes da BRK recebeu o selo do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), que autoriza a realização de análises dos medidores e emissão de laudos técnicos

Primeiro Laboratório de Hidrometria de Alagoas é certificado pelo Inmetro

Bancada de testes da BRK recebeu o selo do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), que autoriza a realização de análises dos medidores e emissão de laudos técnicos

Por Assessoria | Edição do dia 10 de maio de 2022
Categoria: Alagoas | Tags: ,,


Foto: Reprodução

Alagoas agora conta com o seu primeiro Laboratório de Hidrômetro certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O Laboratório de Hidrômetros da BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto na Região Metropolitana de Maceió, recebeu do Instituto de Pesos e Medidas do Mato Grosso (Ipem-MT) o selo de conformidade do Inmetro, que atesta a qualificação técnica exigida para a realização das análises e testes de aferição dos medidores.

De acordo com Antônio Daltro Neto, agente fiscal metrológico do Ipem-MT, a certificação atesta que a bancada de análise dos medidores da concessionária registra de forma correta o volume de água realmente consumido.

“Nós verificamos a bancada de análise do laboratório da BRK e constatamos que ela atende a todos os padrões exigidos pelo Inmetro. Sendo assim, a concessionária está apta a emitir laudos técnicos a partir dos testes dos hidrômetros, já que a medição da bancada está de acordo com o volume real de consumo”, explicou.

A bancada da BRK terá disponibilidade para efetuar até 24 aferições simultaneamente. Até então, para se conseguir a avaliação de medição do consumo de água dos hidrômetros dos clientes era necessário o envio do equipamento para outros estados com o credenciamento do Ipem.

O técnico de Laboratório da BRK em Alagoas, Fernando Heringer, explicou que, quando o cliente questiona o consumo medido pelo equipamento, uma equipe especializada realiza a verificação técnica do hidrômetro no imóvel do cliente. Caso não sejam identificadas alterações na medição após os testes e a possibilidade de vazamento interno seja descartada, o cliente pode solicitar a aferição do medidor no Laboratório de Hidrometria.

“Quando nossa equipe retira o medidor para a análise, o cliente é convidado a vir ao laboratório e acompanhar a aferição do seu hidrômetro. O teste dura, em média, 50 minutos, entre a montagem e os três ensaios. O cliente já sai do nosso laboratório com o laudo dos testes realizados”, disse Fernando, que ainda explicou que o cliente tem direito a solicitar uma aferição de forma gratuita a cada três anos.

O técnico da BRK ainda esclareceu que a análise é realizada a partir de testes comparativos. O equipamento é colocado na bancada e um volume de água é direcionado para passar pelo medidor e, a partir daí, é identificado se o hidrômetro mediu a mesma quantidade de água enviada.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados