Primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza termina nesta quarta (26)

Ação foi iniciada no último dia 5, nos postos de vacinação dos 102 municípios de AL

Primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza termina nesta quarta (26)

Ação foi iniciada no último dia 5, nos postos de vacinação dos 102 municípios de AL

Por Redação com Assessoria | Edição do dia 25 de maio de 2021
Categoria: Saúde | Tags: ,


A primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza, que deve imunizar pelo menos 90% das 420.551 pessoas preconizadas, será concluída nesta quarta-feira (26) nos postos de vacinação dos 102 municípios alagoanos. Destinada a crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e indígenas, a ação foi iniciada no dia 5 deste mês.

Conforme o balanço parcial divulgado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/AL), até esta terça-feira (25) foram vacinados 149.677 integrantes do público-alvo. Número que representa 35,59% do total de 1.198.127 pessoas que devem ser imunizadas este ano, segundo o Ministério da Saúde (MS).

Ainda de acordo com o balanço do PNI/AL, foram vacinadas 103.398 crianças de seis meses a menores de seis anos, o que corresponde a 37,18%. No caso dos trabalhadores da saúde, já foram vacinados 26.511, representando um percentual de 30,83%. Quanto às gestantes, o índice atingido é de 37,51%, o que equivale a 14.017 mulheres vacinadas.

Já com relação às puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), 2.374 foram imunizadas em Alagoas, correspondendo a 38,66%. E dos povos indígenas, 3.377 foram vacinados, o que corresponde a 26,05%.

“Alertamos que os integrantes do público-alvo da primeira fase que ainda não se vacinaram contra a Influenza, procurem o posto de vacinação mais próximo de sua residência para se imunizar. Lembramos que a Influenza é uma doença tão perigoso quanto a Covid-19, que pode levar à internação e ao óbito, por isso, quem integra o público-alvo, deve se vacinar”, orientou a assessora do PNI em Alagoas, Rafaela Siqueira.

Ela ressalta que no caso das pessoas com suspeita ou diagnóstico confirmado para Covid-19, só poderão tomar a vacina contra a Influenza após a recuperação total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas. “Mas a recomendação é que primeiro se imunize contra a Covid-19 e, após 14 dias, procurem um posto de vacinação para tomar a vacina contra a Influenza”, ressaltou, ao informar que a contraindicação é apenas para quem tem histórico de alergia ao ovo de galinha.

Próximas etapas – A segunda etapa Campanha de Vacinação contra a Influenza, que vai vacinar 423.879 pessoas, começa nesta quinta-feira (27) e vai até o dia 17 de junho. Além dos idosos com 60 anos e mais, o público-alvo também são os professores.

Já a terceira e última etapa, que será iniciada no dia 18 de junho e vai até 9 de julho, vai vacinar 353.741 alagoanos. O público-alvo são pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do Sistema Prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados