Prevenção: Equatorial faz alerta para cuidados com eletricidade em dias de chuva

Atenção deve ser redobrada e dicas de segurança devem ser seguidas na rotina doméstica para evitar acidentes

Prevenção: Equatorial faz alerta para cuidados com eletricidade em dias de chuva

Atenção deve ser redobrada e dicas de segurança devem ser seguidas na rotina doméstica para evitar acidentes

Por Assessoria | Edição do dia 8 de abril de 2021
Categoria: Alagoas | Tags: ,,,


Foto: Divulgação

Com a chegada do outono, as chuvas já começaram a surgir no Estado de Alagoas. Junto com elas, vêm as inundações e descargas atmosféricas, o que requer vários cuidados na utilização da energia elétrica e a atenção deve ser redobrada. Por isso, a Equatorial separou algumas dicas de segurança para serem seguidas na rotina doméstica, que podem fazer grandes diferenças evitando acidentes graves ou até mesmo fatais.

Primeiramente, é importante destacar o cuidado com as instalações elétricas internas do imóvel. É fundamental que um eletricista faça uma vistoria para garantir que elas estejam em perfeito estado, pois, um fio desencapado, por exemplo, em um alagamento dentro da residência pode representar uma situação de risco.

Equipamentos elétricos que estiverem molhados ou em locais inundados não devem ser utilizados, pois estes fatores aumentam o risco de choque elétrico. Caso a chuva cause inundação na residência, chegando até o nível das tomadas, é necessário desligar o disjuntor. Ficar atento aos locais que apresentam goteiras também é essencial.

Ao sair de casa em dias de chuva, como forma de evitar danos aos aparelhos é recomendado retirar da tomada: televisão, freezer, ventilador, máquina de lavar, computador ou outro aparelho que possa ser desligado sem causar prejuízos ao proprietário. E ao chegar em casa com vestimentas molhadas, não se deve tocar em nenhum equipamento que esteja energizado.

Segundo o engenheiro eletricista da Equatorial Alagoas, Rodolpho Ribeiro, outro ponto importante é reforçar que em hipótese alguma o consumidor deve se aproximar de fios ou tentar consertar algum aparelho ou eletrodoméstico sem um profissional capacitado para fazer os reparos.

Confira outros cuidados de segurança:

  • Não faça uso de benjamins. Prefira os filtros de linha;

  • Ao utilizar o chuveiro elétrico, não ajuste a temperatura com a água corrente. Faça o ajuste antes de ligá-lo e calçado;

  • Durante as chuvas deve-se evitar a manutenção em telhados devido ao risco de ser atingido por raios;

  • Se você perceber que as paredes da sua casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas ali;

  • Jamais utilize o celular conectado ao carregador

Em casos de emergência, os clientes podem entrar em contato com a Equatorial Alagoas por meio da Central de Atendimento pelo número 0800 82 0196.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados