Presidente do Mama Renascer destaca fator psicológico na luta contra o câncer

Presidente do Mama Renascer destaca fator psicológico na luta contra o câncer

Por | Edição do dia 4 de outubro de 2016
Categoria: Blog, Notícias, Saúde | Tags: ,,,


O mês de outubro é considerado Outubro Rosa em campanha de combate ao câncer de mama, que é um dos mais comuns entre as mulheres. Em 2015, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) registrou 480 novos casos no Estado. De acordo com a presidente do grupo Mama Renascer, Naydja Reis, o fator psicológico é fundamental no tratamento do câncer. O assunto foi destaque no Pauta Especial e contou com a presença da presidente.

“O nosso principal objetivo é o resgate da autoestima e fazer com que a paciente conheça os direitos que ela tem. Geralmente, a paciente chega com baixa autoestima, com muito medo, pouca informação, tanto sobre a doença como do diagnóstico, tratamento e como será a vida a partir do câncer e os direitos que ela tem. Realmente, chega sem informação nenhuma”, disse a presidente do grupo.

Naydja Reis destacou o desgaste no tratamento de câncer e sem o apoio necessário da família da paciente. “Muitas vezes a mulher chega também sem o apoio da família, tem casos do marido que abandona a mulher. Até os filhos por vezes começam a achar que a mãe vai morrer e inicia a disputa pelos bens. Isso não faz com que ela melhore com o tratamento porque o psicológico influencia muito. Se ela está com todos esses problemas, todas essas dúvidas e medos, ela vai enfrentar um tratamento, que não é fácil, muito mais desgastada.”

A entrevista completa pode ser assistida no canal do Youtube, TVE Alagoas, através do link: www.youtube.com/watch?v=zTcBQ1R9Fic.

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados