Presença da variante do Coronavírus em Alagoas é confirmada pela Fiocruz

Casos estão sendo investigados e as pacientes em observação

Presença da variante do Coronavírus em Alagoas é confirmada pela Fiocruz

Casos estão sendo investigados e as pacientes em observação

Por Thatyana Ferreira - estagiária sob supervisão | Edição do dia 18 de fevereiro de 2021
Categoria: Coronavírus | Tags: ,,,


Dois casos da variante brasileira de Covid-19 foram confirmados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os casos foram registrados em Anadia e Viçosa, estão sendo investigados e as pessoas que contraíram a variante estão em observação. Uma coletiva de imprensa foi marcada por Alexandre Ayres, o secretário de Estado da Saúde do estado, depois que o caso foi confirmado pela Fiocruz.

Foto: Reprodução

A intenção da coletiva é fornecer informações sobre a nova variante do Sars-Cov 2 (P1). A variante teve origem no Amazonas, mas apenas um dos alagoanos contaminados viajou para o estado durante a pandemia.

Os sintomas apareceram em janeiro, mas os estudos sobre a variante só foram finalizados  nesta terça-feira (16). Já a paciente que viajou para o estado do Amazonas, esteve em Manaus entre os dias 22 e o dia 25 de janeiro quando percebeu os sintomas e retornou para Alagoas, apenas  tossindo e com dispneia.

A mulher teve contato com alguns parentes que aparentemente estavam apenas com uma gripe comum, sem existir a confirmação para Covid-19. No dia 25 do mês passado ela apresentou os sintomas característicos de coronavírus e no dia 26 voltou para casa. Apenas três dias depois do seu retorno, no dia 29, ela informou à suspeita clínica do caso a coordenação de vigilância epidemiológica de Viçosa. 

A paciente foi orientada a ficar de quarentena em casa, segundo a nota informativa divulgada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVISA). Ainda de acordo com a nota, o caso segue sendo investigado, assim como a contaminação da paciente que não teve contato com ninguém que viajou para o Amazonas.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados