Preparativos para recepção da Tocha Olímpica são apresentados ao público

Pontos de interdição da trânsito e da orla no domingo também foram divulgados

Preparativos para recepção da Tocha Olímpica são apresentados ao público

Pontos de interdição da trânsito e da orla no domingo também foram divulgados

Por | Edição do dia 24 de maio de 2016
Categoria: Alagoas, Blog, Notícias


A Tocha Olímpica chega a Maceió no dia 29, domingo, e percorrerá 11 bairros da cidade. A recepção será na Praça Multieventos, na Pajuçara, e a festa se estende por todo o percurso de 20,5 km. Ao todo, 12 tablados foram montados ao longo da rota para receber espetáculos musicais e teatrais.

Os revezadores que vão conduzir a tocha neste percurso foram apresentados em encontro na manhã desta terça (24) com secretário-adjunto de Esporte e Lazer (Semel), Daniel Mello, e o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Vinícius Palmeira, no Hotel Jatiúca.

Condutores da Tocha Olímpica em Maceió (Foto: Ascom Semel)

Condutores da Tocha Olímpica em Maceió (Foto: Ascom Semel)

Detalhes da programação da festa e pontos de interdição do trânsito também foram divulgados – as ruas da orla marítima serão interditadas às 16h, duas horas antes da passagem. O símbolo será conduzido por 110 pessoas, entre atletas e artistas locais.

A celebração começa na quinta (26), feriado de Corpus Christi, e segue até o dia da chegada do fogo olímpico, com extensa programação do Festival Cultural Tocha Olímpica e com a feira gastronômica ‘1º Festival de Sabores de Alagoas’.

São quatro dias de apresentações culturais que se revezam nos bairros de Maceió por onde passará a tocha. O estacionamento do Jaraguá será palco artistas alagoanos como Wado, Júnior Almeida e Vibrações. Nos tablados, a programação diversificada conta com apresentações de bumba meu boi, maracatu, guerreiro, coco de roda, afoxés e diversos outros grupos culturais.

As apresentações também irão ocorrer nos bairros da Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas, Barro Duro, Serraria, Farol e Centro. Veja a programação aqui.

Interdições no percurso

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) divulgou nesta quarta as mudanças de trânsito no domingo, para a chegada e desfile da Tocha Olímpica. O órgão garantiu que estará envolvido em todo esquema de organização durante o trajeto.

Trajeto da tocha em Maceió (Imagem: SMTT)

Trajeto da tocha em Maceió (Imagem: SMTT)

Haverá interdição no cruzamento da Avenida Almirante Álvaro Calheiros (sentido praia) com a Rua Ferroviário Manuel Gonçalves Filho. Os condutores deverão seguir para a Avenida João Davino. A recomendação da SMTT é que sejam utilizadas pelos condutores as ruas Epaminondas Gracindo, Jangadeiros Alagoanos e Engenheiro Mário de Gusmão como vias alternativas.

Aqueles que desejarem chegar à Avenida Doutor Júlio Marques Luz – antiga avenida Jatiúca – deverão seguir pelas ruas Deputado Rubens Canto e Doutor Noel Nutels. Outra opção será a utilização de vias transversais das avenidas Doutor Antônio Gomes de Barros e Doutor Júlio Marques Luz.

A chama olímpica seguirá por Cruz das Almas, pelas avenidas Roberto Mascarenhas de Brito, Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, Pontes de Miranda e Josepha de Mello, seguindo para a Avenida Juca Sampaio, no Barro Duro. Em todas essas vias se repetirá o bloqueio total, com barreiras e batedores da força policial.

Os revezadores também passarão pela Avenida Menino Marcelo e Rua João Rodrigues Sampaio, sendo que nesta última, o grupo que a acompanha seguirá na contramão do sentido da via. No cruzamento da entrada do Conjunto José Tenório, um bloqueio impedirá que os veículos desçam no sentido Barro Duro, devendo seguir por dentro do conjunto.

Em seguida, passará pela Rua Adelaide de Melo Mota, por trás dos supermercados G Barbosa e do Assaí, pela Avenida Nelson Marinho Araújo, via principal do Murilópolis. Uma vez que as ruas por onde o símbolo olímpico passar não serão liberadas para veículos, o fluxo da Avenida Menino Marcelo e da Avenida Presidente Getúlio Vargas não poderá seguir para a Avenida Nelson Marinho Araújo, sendo desviado para a Rua São Francisco e bairro do Ouro Preto.

Imagem: divulgação

Imagem: divulgação

A Tocha passará ainda pela Ladeira Coronel Alves Mata, Rua Doutor Abelardo Pontes Lima, conhecida como rua do retorno da Gruta de Lourdes, chegando à Avenida Fernandes Lima. Os principais cruzamentos da Avenida Fernandes Lima serão bloqueados por agentes de trânsito da SMTT para facilitar o trabalho dos batedores da Polícia Militar na região.

Um dos principais bloqueios na Avenida Fernandes Lima se dará no sentido Tabuleiro do Martins, no cruzamento com a Rua Doutor Abelardo Pontes Lima, sendo o fluxo desviado para a Rua Artur Vital da Silva. O outro ponto de interdição impedirá o fluxo no sentido Centro, obrigando os condutores a fazer o retorno para o Tabuleiro do Martins em frente ao Hiper Bompreço da Gruta de Lourdes.

A tocha olímpica seguirá pela Avenida Moreira e Silva, pelas ruas Melo Morais, Cincinato Pinto, Barão de Penedo, Barão de Anadia, e pelas avenidas da Paz e Industrial Cícero Toledo, chegando por fim ao estacionamento do Jaraguá onde serão realizados festejos celebrando as Olimpíadas.

Antes e durante o evento serão pontos de interdição a Praça Marcílio Dias, com o trânsito desviado para a Rua Mato Grosso, no sentido de Pajuçara ao Jaraguá, e o cruzamento da Rua Industrial Cícero Toledo com a Travessa dos Artistas, com desvio do mesmo sentido para a Rua Sá e Albuquerque. Outro ponto de interdição será na Avenida Assis Chateaubriand, no Prado, perto da antiga sede da Tim Telefonia, no sentido Centro.

A SMTT monitorará todo o percurso da tocha olímpica e o seu entorno por meio de viaturas e câmeras da central de videomonitoramento espalhadas pela cidade.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados