Preocupação com saúde mental fez busca por terapias alternativas crescer

Pesquisa feita mostra que a pandemia impulsionou a demanda por terapias como quiropraxia, acupuntura e outras, cresceram 80% no ano passado

Preocupação com saúde mental fez busca por terapias alternativas crescer

Pesquisa feita mostra que a pandemia impulsionou a demanda por terapias como quiropraxia, acupuntura e outras, cresceram 80% no ano passado

Por Assessoria | Edição do dia 1 de março de 2021
Categoria: Saúde | Tags: ,


A aromaterapia utiliza diferentes óleos essenciais com a finalidade de estimular partes do cérebro Foto: Reprodução

O ano de 2020 foi marcado pelo estresse, angústia e medo causados pela pandemia. Segundo uma pesquisa feita pela Vittude em parceria com a OpinionBox, 50% dos entrevistados afirmaram que a crise impactou negativamente sua saúde mental. Para preservar ou melhorar a saúde mental, os brasileiros recorreram à ajuda profissional, tradicional ou não. De acordo com o GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, a demanda por psicólogos aumentou 300% no ano passado em comparação com 2019.

Mas para além das consultas com o psicólogo, o levantamento revela que o interesse pela saúde mental também impulsionou práticas não tradicionais. De acordo com o aplicativo, a demanda por terapias alternativas cresceu 80% no ano passado, em comparação com 2019. E, segundo o app, tal tendência continua a crescer em 2021; em janeiro a busca aumentou 73% em relação ao mesmo período do ano passado. Impulsionados pelo interesse crescente dos brasileiros por autoconhecimento e bem-estar, os tipos de terapias mais demandados foram: quiropraxia, acupuntura, constelação familiar, reiki, thetahealing, florais e aromaterapia.

Quiropraxia

Também conhecida pelo nome Quiroprática, a Quiropraxia surgiu em 1895 e é uma técnica de manuseio corporal, rápido e indolor, especializada no alinhamento do corpo. Sendo assim, a prática também diagnostica, trata e previne problemas no sistema neuro-esquelético. Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tal terapia manual pode complementar tratamentos para luxações e dores, seja de cabeça, no pescoço, costas, ombros, punhos e até mesmo bruxismo. Por fim, não há restrições etárias para iniciar o tratamento de quiropraxia.

Acupuntura

A acupuntura é uma técnica medicinal milenar de origem chinesa. Consiste na aplicação de agulhas finíssimas em áreas específicas do corpo a fim de tratar doenças e melhorar a qualidade de vida. Além disso, a prática visa equilibrar a energia do indivíduo, já que a medicina chinesa crê que quando o fluxo da energia de uma pessoa está desequilibrado, por conta de fatores como má alimentação e abalos na saúde emocional, as doenças surgem. Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a acupuntura auxilia no emagrecimento, na diminuição da ansiedade, tratamento de insônia e entre outros.

Constelação Familiar

Também conhecida como Constelações Sistêmicas ou Constelações Familiares Sistêmicas, trata-se de um método psicoterapêutico que estuda a repetição de comportamentos em grupos familiares que perduram por gerações. A técnica visa sanar questões comportamentais e relacionais que são resultados de conflitos familiares mal resolvidos e dinâmicas tóxicas entre parentes. Tal terapia visa trazer à luz da consciência os padrões afetivos e equilibrar as relações. Sendo assim, tal recurso pode ser buscado por quem quer resolver problemas familiares, lidar com traumas ou querem tratar comportamentos negativos.

Reiki

Criada em 1922, o Reiki é uma terapia alternativa integrativa criada no Japão. Trata-se de uma técnica de canalização da energia universal, repassada ao paciente através do toque e imposição das mãos do terapeuta. O método realinha os chakras e faz uma limpeza energética no organismo. Sendo assim, há um equilíbrio holístico no âmbito físico, mental e emocional. Dentre os benefícios da prática, é possível citar tranquilidade, diminuição de estresse, de dor, de fadiga, de náusea, ansiedade, insônia e entre outros. Por fim, não há contraindicações e todas as idades podem usufruir dos benefícios do Reiki.

ThetaHealing

O ThetaHealing é um conjunto de técnicas de terapia energética que atua diretamente com as memórias e sensações do indivíduo. A prática permite reconfigurar as crenças negativas presentes no DNA e transformá-las em padrões positivos. Para isso, o método acessa a onda cerebral Theta, alcançada durante meditações profundas e que facilita o acesso ao inconsciente. Desenvolvida em 1995, a técnica combina ciência e espiritualidade, e os benefícios são inúmeros, tais como: estimular a prosperidade, impulsionar desempenho profissional, melhorar a saúde e entre outros.

Florais

Os florais de Bach são um método terapêutico desenvolvido pelo Dr. Edward Bach. Compostos extraídos das flores, tais substâncias são indicadas para os tratamentos no âmbito comportamental, emocional e mental. A terapia floral é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na década de 50 e hoje são 38 essências florais divididas em 7 categorias que auxiliam indivíduos a lidarem melhor com os sentimentos negativos que surgem no cotidiano e que podem causar problemas no longo prazo. As vantagens dos florais é que são compostos naturais e podem ser usados por qualquer pessoa.

Aromaterapia

A aromaterapia é um método natural no qual utiliza-se o aroma de diferentes óleos essenciais com a finalidade de estimular partes do cérebro e proporcionar bem-estar e melhorar a saúde, já que há uma ligação direta entre o olfato e as emoções humanas. Os efeitos da utilização dos óleos podem ser psicológicos ou fisiológicos e alguns deles ajudam a aliviar dores, melhorar o humor e diminuir náuseas. Os principais óleos utilizados na aromaterapia são o de lavanda, sálvia, laranja, alecrim, canela, limão, eucalipto, bergamota, capim-limão, camomila e jasmim.

Sobre o GetNinjas

Disponível para Android, iOS e web, o GetNinjas foi eleito, em 2017, pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do Brasil. Atualmente, possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis, que são realizados por profissionais de diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros, e que atendem presencialmente e de forma remota. A empresa, que recebeu R$ 47 milhões de aporte de fundos como Monashees, Kaszek e Tiger Group, já está presente em mais de 3 mil cidades do Brasil, registra cerca de 4.5 milhões de pedidos de serviços ao ano, e conta com cerca de 2 milhões de profissionais cadastrados. Em 2020, o valor transacionado entre profissionais e clientes por meio do aplicativo foi cerca de R$ 960 milhões (GMV). A startup também é membro da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O), além de integrar sua solução em parceria com grandes marcas, como Saint-Gobain, Pão de Açúcar, SENAI, Vivo Empresas, Cielo Pay, entre outros. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados