Prefeitura de Palmeira esclarece falta de medicamentos do CEAF

Município diz que falta de medicamentos é de responsabilidade do estado

Por | Edição do dia 20 de fevereiro de 2019
Categoria: Notícias, Regionais | Tags: ,,,,


thumbs (2)

Durante a última semana o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) de Palmeira dos índios vem enfrentando dificuldades com a falta de medicamentos. Nesta quarta-feira (20), a Secretaria de Saúde da cidade fez esclarecimentos sobre a falta e explicou que a demanda é de responsabilidade do Governo Estadual.

 Segundo a prefeitura, o município tem solicitado ao Estado, diariamente, que os medicamentos sejam enviados, mas até o momento não houve retorno. O órgão também afirmou que os remédios são financiados pela União, outros pelas Secretarias Estaduais de Saúde e outros, o financiamento é tripartite, mas justamente os itens em falta devem ser repassados pelo Estado.

Dentre os medicamento em falta estão: gabapentina 300mg, isotretinoína 20mg, hidroxicloroquina 400mg, memantina 10mg e metotrexato 2,5mg. Os dois primeiros são os mais procurados pela população.

O Governo do Estado informa que o processo de compras está em andamento. Da ultima vez, a informação recebida pelo município foi de que ao finalizar um dos processos de compra, haveria tido um problema e o processo precisou ser refeito.

O prefeito Júlio Cezar informa que o município tem feito muito esforço para cobrir alguns danos causados aos pacientes que necessitam desses medicamentos.

“O governo municipal tem tentado cobrir o papel do Governo do Estado em algumas ocasiões, como a compra da insulina. Já fizemos isso duas ou três vezes, o que, para nós, está sendo inviável. O Governo do Estado precisa arcar com estas responsabilidades, pois são medicamentos importantes, caros e quem mais precisa é a população carente. Pedimos desculpas aos pacientes dependentes desses medicamentos por todo o transtorno e aguardamos, para breve, uma solução concreta do estado”, disse Júlio Cezar.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados