Prefeitura de Marechal realiza teste ocular em alunos da rede municipal

Prefeitura de Marechal realiza teste ocular em alunos da rede municipal

Por | Edição do dia 17 de outubro de 2018
Categoria: Notícias, Saúde | Tags: ,,,


IMG_9843

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio do Programa de Saúde da Escola (PSE), deu início ao teste de acuidade visual. O intuito é que os alunos da rede municipal possam ser avaliados quanto a saúde ocular. Os diagnósticos são realizados por profissionais das unidades de saúde que ficam localizadas próximas as escolas.

Os testes iniciaram no começo de outubro e seguem até o final do mês. Para que seja detectado algum tipo de deficiência visual, os enfermeiros realizam o teste Snelen, que detecta se a criança tem dificuldade de enxergar. Este teste pode ser feito por professores ou pelo profissional da saúde.

O teste de Snelen consiste numa tabela de símbolos em que o aluno precisa detectar letras em várias posições. Com uma distância de cinco metros, a criança observa símbolos em diversos tamanhos. Se o estudante obter dificuldade para detectar algum desses, é encaminhado para um oftalmologista que irá solicitar novos exames para um diagnóstico mais completo, verificando assim, se o aluno precisa de óculos ou não.

De acordo com a coordenadora do PSE da Secretaria de Saúde, Isabele Araújo, o intuito do município é garantir que alunos com dificuldades na visão possam ter tratamento correto, evitando ter mais dificuldades na visão.

Segundo a professora do 1º ano da Escola Municipal Governador Luiz Cavalcante, Tassiane Souza, o teste ocular beneficia ainda mais no aprendizado dos alunos.

“Eu tenho duas alunas que têm muita dificuldade para enxergar, elas sentam bem na frente, para conseguir copiar o que coloco no quadro. Sem dúvidas essa parceria entre as duas Secretarias vai beneficiar ainda mais os nossos alunos, porque com esses testes conseguimos identificar as dificuldades que eles têm na visão”, expôs a professora.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados