Prefeitura de Maceió lança Saúde da Gente e atendimentos vão benificiar mais de 500 mil pessoas

Programa vai reunir 120 frentes de trabalho, com 400 profissionais que atuarão diretamente nas comunidades carentes

Prefeitura de Maceió lança Saúde da Gente e atendimentos vão benificiar mais de 500 mil pessoas

Programa vai reunir 120 frentes de trabalho, com 400 profissionais que atuarão diretamente nas comunidades carentes

Por Redação* | Edição do dia 10 de junho de 2022
Categoria: Maceió, Saúde | Tags: ,,


Foto: Reprodução

O prefeito de Maceió, JHC, lançou nesta sexta-feira (10), na sede da Secretaria de Saúde de Maceió, o Programa Saúde da Gente. Este é o maior projeto de saúde itinerante do Brasil. A iniciativa busca levar ações de saúde para todos os bairros, beneficiando mais de 500 mil pessoas. O projeto será coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde junto a Secretaria-Executiva do Gabinete do Prefeito.

De acordo com o gestor municipal, o Saúde da Gente é um programa pioneiro e revolucionário.

“Esse é um programa revolucionário, inédito, é a maior ação de promoção itinerária do nosso país. Vamos fazer o que importa que é levar o médico para perto da população, dar as melhores orientações e poder naquele momento salvar uma vida. Maceió será mais uma vez exemplo para o Brasil. Os profissionais vão nas casas das pessoas para fazer consultas, exames e encaminhamentos necessários com o auxílio de uma equipe multidisciplinar. Com certeza, essa iniciativa vai melhorar os indicadores da Atenção Primária em nosso município”, frisou o prefeito.

O Saúde da Gente vai reunir 120 frentes de trabalho e vai contar com mais de 400 profissionais envolvidos diretamente no projeto, que é voltado especialmente para comunidades mais carentes de Maceió, priorizando a Atenção Básica e a Média Complexidade.

O projeto terá atuação de 7 meses com atendimentos em sete dias da semana, 12 horas por dia, em 30 semanas de ação. Para a secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, esse é um momento único para a saúde da capital.

“Com esse projeto temos a oportunidade de cumprir o que a gestão do nosso prefeito sempre fala, que é levar saúde para a população que mais precisa. Isso é inovador, vai melhorar o atendimento nas grotas, em regiões carentes, vamos entrar na casa dos pacientes com diversos profissionais, para prestar uma assistência adequada. Vamos atender e dar uma cobertura total à cidade de Maceió e agradecemos ao empenho dos profissionais para a sua concretização”, comemora.

O senador Rodrigo Cunha, responsável pela destinação de R$ 15 milhões em emendas parlamentares para a realização do projeto, acompanhou o lançamento e destacou que o programa vai mudar a vida das pessoas.

“Nós estamos diante de um novo projeto para Maceió, um projeto inovador. Pela primeira vez vamos até os bairros para tratar de questões muito importantes de forma direta, como a saúde mental, saúde da criança, saúde bucal, buscando trabalhar prevenção. O Saúde da Gente vai mudar a vida dessas pessoas. É um trabalho completo que vai diminuir diversos problemas que atingem a população em termos de saúde”, disse o senador.

Algumas das áreas que serão beneficiadas pelo Saúde da Gente são: Reginaldo, Benedito Bentes, Vergel, Jacintinho, Rosane Collor, Village, Caetés, Eustáquio, Jatiúca, Vila Emater, Chã de Jaqueira, José Tenório, Ponta da Terra e Cruz das Almas, além das Grotas do Benedito Bentes e Jacintinho.

Saúde mais próxima – Além do Saúde da Gente, a gestão do prefeito JHC tem efetivado ações para facilitar ainda mais o acesso da população aos serviços de saúde.

Uma dessas iniciativas é o Corujão da Saúde que garante atendimento em horário estendido em 19 Unidades de Saúde de Maceió. Além do funcionamento normal durante o dia, as Unidades oferecem serviços no período noturno, das 17h às 21h. Com isso, o Município facilita o acesso aos atendimentos de saúde de quem não consegue se dirigir aos postos durante o dia.

Outra iniciativa é a entrega de medicamentos pelo programa Remédio em Casa, que entrega nas residências de pacientes atendidos pela Farmácia de Maceió (Farmac), medicamentos e fraldas para que eles não precisem se deslocar em busca desses insumos. A meta é que até o final deste ano, sejam beneficiados 2.000 pacientes.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados