Prefeitura de Maceió divulga calendário cultural para 2016

Calendário inicia esse mês com o festival “Maceió Verão”

Por | Edição do dia 4 de janeiro de 2016
Categoria: Agenda Cultural, Diversão | Tags: ,


O novo ano já se iniciou e para quem acredita ou não, ele sempre vem carregado de um desejo de mudanças em vários sentidos, no pessoal, profissional, coletivo. Esses novos ares trazem a possibilidade de renovação para o lado bom desses aspectos da vida de um. Construir um mundo novo e tentar, com todas as possibilidades, fazer com que a Terra seja um lugar mais interessante de ser vivido.

Pensando nessas mudanças para o melhor, a Fundação Municipal de Ação Cultura (Fmac) consolida para 2016 um calendário voltado exclusivamente para  os eventos típicos da capital junto com artistas nacionais reconhecidos. Essa agenda, segundo o presidente da Fundação, Vinicius Palmeira, é muito mais que um incentivo a economia da cultura, mas também criar novas possibilidades para o turismo, além do sentimento de pertencimento.

Confira o calendário cultural permanente para Maceió em 2016:

 

[Janeiro]

Maceió Verão
Reúne, na orla de Pajuçara, durante os finais de semana o melhor da música contemporânea brasileira em shows gratuitos. Com apresentação de artistas locais e grupos de renome nacional.

Giro dos Folguedos
O projeto Giro dos Folguedos tem como principal objetivo divulgar e incentivar a cultura popular de Maceió. A ação consiste em promover exibições de folguedos e outros grupos típicos da cultura popular maceioense e alagoana em mini palcos dispostos ao longo do calçadão da Ponta Verde e/ou Pajuçara.

[Fevereiro]

Xangô Rezado Alto
O projeto Xangô Rezado Alto reúne representantes de comunidades tradicionais e grupos de matriz africana em um grande cortejo que percorre as ruas do Centro de Maceió, e culmina numa série de apresentações culturais. A ação acontece em memória do episódio histórico que ficou conhecido como ‘Quebra de Xangô’, ocorrido em Maceió no ano de 1922.

Carnaval
Festa popular.

[Abril]

Festival de Bumba Meu Boi
O Festival reúne grupos de bumba meu boi vindos de todas as partes da cidade para uma grande mostra competitiva em arena montada na Praça de Multieventos, na Pajuçara. Os grupos são divididos nas modalidades A (grupo especial) e B (grupo de acesso).

[Junho]

Festejos Juninos
Reúne dezenas de artistas locais e diversas atrações de renome nacional para comemorar a festa mais popular do Nordeste. Os festejos juninos aconteceram de forma descentralizada com programação espalhada por toda cidade: Arraial Central, no Jaraguá; Forrock, também no Jaraguá; Forró nos Mercados, em cincos mercados públicos; e Arraiais espalhados por vários bairros.

[Agosto]

Mês das Tradições Populares
O projeto Giro de Folguedos volta a entrar em cena divulgando e incentivando a cultura popular de Maceió. A ação consiste em promover exibições de folguedos e outros grupos típicos da cultura popular maceioense e alagoana em mini palcos dispostos ao longo de uma rua, praça ou calçadão.

[Novembro]

Saurê Palmares
Celebra a cultura afro-brasileira no mês em que se comemora do Dia da Consciência Negra. Com atividades artísticas e culturais como, dança, música, capoeira, exposições, artesanato e comidas típicas, onde frequentadores e trabalhadores puderam conferir a beleza de grupos populares com temática afro-brasileira. A ação colabora para o fortalecimento do segmento da cultura afro-brasileira por meio do reconhecimento, valorização e divulgação da cultura das comunidades tradicionais de matriz africana e do combate ao racismo.

[Dezembro]

Aniversário da Cidade

Festejos Natalinos

Réveillon

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados