Prefeitura de Maceió discute estratégias para avaliação de indicadores da Educação Básica

Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) ocorre entre novembro e dezembro em todo o Brasil

Prefeitura de Maceió discute estratégias para avaliação de indicadores da Educação Básica

Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) ocorre entre novembro e dezembro em todo o Brasil

Por Assessoria | Edição do dia 3 de novembro de 2021
Categoria: Educação | Tags: ,,


Dezenas de articuladores das escolas da Rede Municipal se reuniram nesta quarta-feira (3) na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para discutir ações de organização e detalhamento para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A prova teve início em outubro e seguirá entre novembro e dezembro em todo o Brasil e medirá o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas municipais.

Foto: Reprodução

A reunião foi comandada por Cheila Vasconcelos, técnica-pedagógica de Ensino Fundamental da Semed e articuladora do Programa Escola 10 de Maceió, parceria da Prefeitura com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Ela conta que os articuladores são formados por coordenadores pedagógicos e vice-diretores de 90 escolas municipais, que contemplam do 1 ao 9º ano.

“Nós debatemos a matriz de referência, itens de classificação do Saeb, algumas informações sobre a prova e o uso de ferramentas de acompanhamento deles, tanto de planejamento quanto de frequência”, explicou a técnica-pedagógica.

Ainda segundo Cheila, o grupo se reúne periodicamente para discutir estratégias de aprendizado e monitoramento dos alunos. “Este encontro faz parte de uma sequência de reuniões periódicas onde são discutidos informações e detalhes sobre organização da escola, a prova Saeb, além de orientarmos como eles podem acompanhar o aprendizado dos alunos. Além disso, também valoriza o que esses articuladores colocam em prática”, destacou.

Segundo o resultado do Ideb 2019, Maceió é a quinta capital do país que mais cresceu no indicador nos anos iniciais, alcançando 5.4, quando a projeção estabelecida era de 5.1. O Saeb procura avaliar o aprendizado do aluno ao longo da trajetória nos anos iniciais ou fundamental e alguns pontos da estrutura da prova, por exemplo, a divisão das questões para os componentes curriculares como Língua Portuguesa e Matemática.

Também foram debatidas formas de otimizar o desempenho dos alunos, por exemplo aulas em um ambiente tranquilo e divertido, leituras de jornais e revistas, além do livro didático.

A reunião continua na próxima segunda-feira (8) para outro grupo de articuladores. E, até o dia 12, serão realizados simulados preparatórios para os alunos dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Prova Alagoas

Nos dias 21 e 22 de outubro, todas as escolas de Ensino Fundamental de Maceió participaram da Prova Alagoas, do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal). O teste tinha como objetivo medir os conhecimentos dos estudantes em Língua Portuguesa e matemática e gerar dados valiosos para o planejamento das políticas educacionais das escolas.

A Prova Alagoas foi aplicada nos moldes da prova do Saeb, portanto, o material serve também de preparação para os estudantes do Ensino Fundamental.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados