Prefeitura de Coruripe promove troca de garrafas pet por brinquedo na Semana da Criança

Foram arrecadados cerca de meia tonelada de plástico reciclável

Prefeitura de Coruripe promove troca de garrafas pet por brinquedo na Semana da Criança

Foram arrecadados cerca de meia tonelada de plástico reciclável

Por Redação com assessoria | Edição do dia 16 de outubro de 2021
Categoria: Alagoas, Meio Ambiente | Tags: ,,,


A Prefeitura de Coruripe promoveu uma ação de trocar de garrafas pet por brinquedo na Semana da Criança. Entre os dias 10 e 12 de outubro, foram arrecadados cerca de meia tonelada de plástico reciclável, o equivalente a 12 mil garrafas. O material, que é prejudicial ao meio ambiente quando descartado de maneira incorreta, será instrumento de arrecadação de renda para membros da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis São José (Ascamare).

Associação receberá o material reciclável. Foto: Divulgação/Prefeitura de Coruripe.

Durante o evento, as pessoas que chegassem com 30 garrafas ou mais, tinham direito a fazer a troca dos recicláveis por um brinquedo. O sucesso da iniciativa foi tanto, que no primeiro dia, no Povoado Conceição, foram 1.060 garrafas, no segundo em Pindorama 4.000 e, no terceiro e último realizado na Praça Castro Azevedo, 6.400.

A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, que fez a doação das garrafas à Ascamare. Segundo José Barrerito, presidente da associação, para recolher o quantitativo que foi apurado em apenas algumas horas nos três dias de evento, os catadores levam, no mínimo, uma semana.

“Achei muito boa a ideia, porque não está ajudando só a associação, está ajudando o meio ambiente e fazendo a limpeza da cidade. Todos juntos fazem a força e eu dou ‘graças a Deus’ por esse saldo positivo, pois o apoio que tivemos por parte da prefeitura não é de se jogar fora não”, destacou José Barrerito, presidente da Ascamare.
De acordo com Rennisy Rodrigues Cruz, consultora na área de resíduos sólidos e educadora ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, a coleta superou as expectativas. “Estávamos pensando inicialmente que seria umas 9 mil garrafas e conseguimos alcançar 12 mil”, festeja.

“A pasta pensou em contribuir de alguma forma com a coleta seletiva e os catadores de materiais recicláveis, inserindo a Ascamare nesse trabalho que íamos desenvolver na Semana da Criança. Então, de que forma a gente podia ajudar tanto para a questão de geração de renda para os catadores, como também a questão ambiental? Era tirando de circulação esses resíduos que poderiam contaminar o meio ambiente e transformar em brindes para as crianças que estão participando da festa”, explicou Rennisy.

Segundo o prefeito Marcelo Beltrão, o resíduo coletado, provavelmente, poderia parar nos rios e praias de Coruripe, ou até mesmo nas redes de esgoto, provocando transtornos para a população. “Então estamos aproveitamos essa Semana da Criança para trazer também essa consciência ambiental e a Ascamare tem um papel fundamental no município nesse sentindo. É um apoio necessário e com certeza, com a educação voltando à normalidade, vamos ainda mais plantar essa consciência em toda a nossa população”, salientou o prefeito.

A campanha de arrecadação das garrafas pets contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que ajudou na mobilização das crianças nas escolas. O valor apurado com a comercialização das garrafas girará em torno de R$ 600,00, 100% para o caixa da Ascamare.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados