Prefeitura de Arapiraca, MPF e MPE definem novas ações para enfrentamento à pandemia da Covid-19

Ainda durante a audiência virtual, promotor Rogério Paranhos sugeriu ampliar as ações da Força-Tarefa no município

Prefeitura de Arapiraca, MPF e MPE definem novas ações para enfrentamento à pandemia da Covid-19

Ainda durante a audiência virtual, promotor Rogério Paranhos sugeriu ampliar as ações da Força-Tarefa no município

Por Redação com Assessoria | Edição do dia 9 de junho de 2021
Categoria: Notícias | Tags: ,,,


O prefeito Luciano Barbosa e a secretária municipal de Saúde, a médica-infectologista Luciana Fonseca, participaram de audiência virtual, na tarde desta quarta-feira (9), com o representante do Ministério Público Federal (MPF), o procurador da República Bruno Rijo Lamenha, e os representantes do Ministério Público Estadual (MPE), os promotores de justiça Lucas Mascarenhas e Rogério Paranhos, para definirem novas ações conjuntas para o enfrentamento à pandemia da Covid-19 no município.

A audiência foi solicitada pelo procurador e promotores do MPF e MPE, por conta da lotação dos leitos exclusivos de UTI e de enfermaria nos três maiores hospitais da cidade.

Durante a conferência, que também contou com a participação da coordenadora municipal de Imunização, enfermeira Mônica Suzy; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosa Lira; do procurador-geral do município, advogado Victor Carvalho, e da assistente social Tâmara Íris, representante do Hospital Djacy Barbosa, o grupo debateu propostas para ampliação do número de leitos clínicos e de UTI para pacientes acometidos da Covid-19, bem como o reforço das ações da força-tarefa de fiscalização para o cumprimento das medidas educativas e protetivas a fim de evitar ainda mais a proliferação do vírus.

A assistente social Tâmara Íris disse, na ocasião, que o Hospital Djacy Barbosa se colocava à disposição da sociedade para retomar as atividades e possibilitar o aumento de leitos no município.

“A unidade funcionou até setembro do ano passado, em parceria com o município e a Secretaria Estadual de Saúde. Estamos seguindo todas as normas sanitárias e de segurança para a reabertura do hospital”, acrescentou.

Unidade referência

Por sua vez, a secretária de Saúde de Arapiraca, a médica-infectologista Luciana Fonseca, fez uma sugestão para que, nesta quinta-feira (10), uma equipe de técnicos da Vigilância Sanitária Municipal realize uma nova inspeção no hospital, com o apoio do Conselho Regional de Medicina de Alagoas e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a fim de atestar a reabertura e a viabilidade técnica para o funcionamento do hospital, com a implantação de novos leitos de UTI e enfermaria para a população.

Ainda durante a audiência, a secretária Luciana Fonseca agradeceu o apoio que o setor de saúde pública vem recebendo do prefeito Luciano Barbosa, mais especificamente nas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, citando a implantação do Complexo Multiprofisisonal de Saúde Rogério Auto Teófilo, localizado no bairro Baixa Grande.

“Essa unidade conta com equipes altamente qualificadas, é uma referência em Alagoas, e reforçando muito o nosso atendimento especializado às pessoas que chegam com os primeiros sintomas da doença”, enfatizou a secretária.

O promotor de justiça Rogério Paranhos, ao final dos debates, propôs uma reunião, na manhã da próxima sexta-feira (11), na sede do MPE, em Arapiraca, com a participação do comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar.

O representante do Ministério Público Estadual sugere que sejam debatidas novas estratégias de reforço às ações da força-tarefa e da Vigilância Sanitária Municipal, com o propósito de evitar aglomerações e desrespeito às medidas de segurança nesse período de pandemia da Covid-19 no município.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados