Prefeitura de Arapiraca entrega Unidade de Saúde para atender mais de 12 mil pessoas

UBS José Clóvis dispõe de quatro equipes de saúde da família para atender moradores de Canafístula e Riacho Seco

Prefeitura de Arapiraca entrega Unidade de Saúde para atender mais de 12 mil pessoas

UBS José Clóvis dispõe de quatro equipes de saúde da família para atender moradores de Canafístula e Riacho Seco

Por Assessoria | Edição do dia 18 de outubro de 2021
Categoria: Alagoas, Saúde | Tags: ,,


Foto: Reprodução

Em solenidade ocorrida na manhã e início da tarde desta segunda-feira (18), o prefeito Luciano Barbosa inaugurou e entregou aos moradores do bairro Canafístula e comunidade de Riacho Seco a Unidade Básica de Saúde José Clóvis Barbosa de Guimarães.

Projetada para atender mais de 12 mil pessoas, a unidade dispõe de médicos, dentista, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, entre outros servidores, que antes trabalhavam em ambientes insalubres.

Além disso, a unidade terá quatro equipes de saúde da família para ampliar ainda mais a assistência nas duas localidades de Arapiraca. A programação faz parte das comemorações alusivas aos 97 anos da emancipação política do município.

O deputado estadual Ricardo Nezinho; a secretária de Saúde, a médica-infectologista Luciana Fonseca, e equipe, bem como secretários municipais e os vereadores Márcio do Canaã, Vicente do Remédio, Pablo Fênix, Léo Saturnino, Edvânio do Cangandu, Givaldo Muniz, o Bicudo, Doutora Fany, Adriano Targino, Melquisedeque de Oliveira e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, enfermeiro Eduardo Araújo.

No início da cerimônia, o padre Davi Duarte abençoou as instalações do prédio, que tem o nome do ex-servidor municipal, José Clóvis Barbosa de Guimarães. Os irmãos do homenageado, Cláudio Barbosa de Guimarães e Verônica Barbosa, também participaram do evento com a Dona Ritinha, que tem um histórico de apoio à saúde no bairro.

Atenção primária

A diretora de Atenção Básica, Rafaela Albuquerque, falou da importância do momento e agradeceu o apoio do prefeito Luciano Barbosa, secretária Luciana Fonseca e toda equipe da Saúde no atendimento e esforços para fortalecer a atenção primária em Arapiraca.

A superintendente de Atenção à Saúde, Jackeline Barbosa, disse que a soma de esforços visa oferecer aos moradores de Canafístula e Riacho Seco um atendimento com amor, respeito e humanização.

O secretário de Cultura, Wellington Magalhães, que representou os moradores do bairro, lembrou que a comunidade aguardava com expectativa e há mais de oito anos a entrega da obra.

A secretária de Saúde, a médica-infectologista Luciana Fonseca, destacou a emoção em participar da entrega da obra. “Que Jesus Cristo e São Lucas abençoem essa unidade e cada um cuide dela como se fosse o jardim de suas casas. Luciano Fonseca fez um poema em homenagem à entrega da obra.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eduardo Araújo, enalteceu o trabalho conjunto entre poder público e comunidade para o controle social na busca de transformar e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em Arapiraca.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Adriano Targino lembrou da luta da Dona Ritinha como moradora e apoiadora das ações de saúde pública na comunidade, como também a família do servidor José Clóvis Barbosa de Guimarães.

“A gestão do prefeito Luciano Barbosa está fazendo o que o povo necessita e merece”, acrescentou o vereador.

Homenagens

Em nome da família do servidor José Clóvis Barbosa de Guimarães, seu irmão Cláudio Barbosa de Guimarães leu uma carta escrita por uma sobrinha e agradeceu pela homenagem ao nome dado ao prédio da moderna unidade de saúde na Canafístula.

O deputado estadual Ricardo Nezinho, por sua vez, falou do momento importante para os moradores de Canafístula e Riacho Seco. “Essa obra é uma construção de esforços para salvar muitas vidas. Quero parabenizar o prefeito Luciano Barbosa e toda equipe em continuar realizando obras e realizando sonhos dos moradores”, declarou.

Em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Barbosa disse que o nome do servidor José Clóvis, na acepção da palavra, significa servir as pessoas que mais precisam. “Para mim, é uma satisfação muito grande inaugurar essa obra no Dia do Médico. São essas coincidências que a vida nos reserva. Temos aqui um prédio acolhedor e uma porta de entrada para o atendimento em saúde. Também quero agradecer à Câmara de Vereadores e todo apoio político que a gestão vem recebendo para seguir fazendo as obras e os investimentos que nossa gente precisa”, afirmou.

Luciano Barbosa lembrou de outras obras que a prefeitura vem realizando na comunidade, citando a reforma e ampliação da Escola Domingos Lopes, a revitalização da Praça Higino Vital, da biblioteca digital Arapiraquinha e de toda a iluminação pública no bairro Canafístula.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados