Por:  
Mirra Ion

Prefeitura avança com Projeto Maceió: Cidade Inteligente


Publicado em:  23/07/2019

A Prefeitura de Maceió, em parceria com o Sebrae, realiza nesta quinta-feira (25), às 15h, em Jaraguá, uma reunião para discutir o projeto “Maceió: cidade inteligente”. Na ocasião, será feita a entrega formal ao prefeito Rui Palmeira e ao Superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, do material base para o desenvolvimento da Cidade Humana, Inteligente, Sustentável e Criativa (CHISC) que os atores envolvidos disseram querer para Maceió, contendo o resultado do levantamento que identifica as potencialidades da capital alagoana e apresenta um plano de ação à curto prazo para a cidade. Haverá ainda a entrega ao prefeito e ao diretor superintendente do Sebrae/AL da cartilha da Lei de Inovação, um dos produtos do convênio entre a Prefeitura e o Sebrae/AL.

Para a secretária-adjunta de Cidade Inteligente, Fernanda Cortez, este é um passo importante para a construção de uma cidade inteligente. “Esta reunião vai marcar a entrega do material base. A partir daí nosso foco será na aplicação dos trabalhos com as secretarias municipais e parceiros externos (universidades, mercado e sociedade). É um projeto sobretudo de montagem de uma rede de colaboração”, afirma. “Essa rede básica já está montada, em especial com as universidades parceiras. Agora estamos trabalhando com o setor privado.

Fernanda Cortez diz ainda que um dos focos do projeto é a melhoria da interação e da colaboração com a sociedade. “O primeiro projeto em parceria é com o Cesmac, na aplicação de um projeto piloto para um ‘Urban living LAB’ (laboratório de vivências urbanas). Um novo conceito a ser aplicado em Maceió”, afirmou.

Uma cidade inteligente é aquela que coloca as pessoas no centro do desenvolvimento, incorpora tecnologias da informação e comunicação na gestão do desenvolvimento, e utiliza esses elementos como ferramentas que estimulam a formação de um governo eficiente, que engloba o planejamento colaborativo e a participação cidadã.

No ano passado, uma pesquisa divulgada pela empresa de consultoria Teleco apontou Maceió como a 2ª capital do Nordeste com maior oferta de serviços inteligentes ao cidadão, à frente de cidades como Recife e Salvador. Maceió pontuou com avanços como matrícula online, coleta seletiva, uso de aplicativos com serviços de transporte público, horários dos ônibus e bilhetagem eletrônica, além do uso de serviços online como emissão de licenças, certidões e boletos de tributos. Foram pesquisados os 100 maiores municípios brasileiros.

A Prefeitura firmou ainda um compromisso público por meio da adesão oficial à Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, tendo como parceiros instituições de ensino superior, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação e o Conselho de Inovação da Comissão Européia.

Deixe uma resposta

O DIA MAIS

/ Notícias em qualquer lugar.
No O Dia Mais, você encontra as últimas notícias de Alagoas 

e do mundo, tudo sobre o seu time e muitos outros conteúdos .

GRUPO /JORNAL O DIA

© 2000 - 2022
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram