Boa Tarde!, Terça-Feira - 19 de Novembro de 2019

 

Prefeitura apoia atletas da capoeira em evento na Paraíba

/ 10:03 - 07/11/2019


Ascom/Maceió

A Prefeitura de Maceió segue apoiando diversas modalidades esportivas na Capital. Devido a esse incentivo, 16 crianças e jovens participarão do Campeonato de Capoeira ‘Me leva Candeias’, realizado em João Pessoa (PB), entre os dias 8, 9 e 10 de novembro, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel).

Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O evento que pretende reunir cerca de 300 participantes de todo o país, entre alunos e mestres de peso na capoeira, contará com oficinas, palestras, batizados e mudanças de graduação, além da troca de experiências entre as gerações da prática esportiva considerada patrimônio imaterial da humanidade.

Segundo o coordenador do grupo Candeias de Capoeira, Luiz Gustavo de Melo, conhecido como Mestre Lula, o incentivo da Prefeitura de Maceió está sendo essencial no desempenho do trabalho feito pelo grupo. “Os capoeiristas de Maceió só têm a agradecer à Prefeitura que sempre nos apoia em diversos momentos. Não tenho dúvidas que esse novo apoio está sendo imprescindível para, além de representar Maceió no evento, também incentivar a outros jovens a participarem das nossas rodas de capoeira”, afirmou Mestre Lula.

Segundo o secretário adjunto de Esporte, Diogo Rebêlo, a Semtel segue em constante trabalho no fomento à prática esportiva de diversas modalidades em Maceió, e tem cada vez mais, se empenhado no avanço de atividades que fortalecem atletas que representam a cidade em diversas competições dentro e fora do estado.

“A parceria que a Prefeitura mantém com os atletas, associações e federações da cidade é extremamente ativa e presente. A Semtel vem trabalhando intensamente para fomentar a prática esportiva e desmistificar a diversidade que existe dentro do esporte regional, podendo assim, alcançar sempre o máximo de pessoas para que todos possam ter melhor qualidade de vida e hábitos ainda mais saudáveis e, assim, proporcionar uma saúde de melhor qualidade para todos os maceioenses.

Trazida da África para o Brasil pelos escravos na época colonial, símbolo de luta e resistência, a capoeira é um das formas mais tradicionais da preservação das raízes africanas no país. Seu principal instrumento é o berimbau; é ele que dita o ritmo e o estilo de jogo, dando um som característico à capoeira.


Comentar usando