, Sexta-Feira - 13 de Dezembro de 2019

 

Prefeito de Marechal Deodoro recebe homenagem por encerrar o lixão do município

Assessoria / 5:32 - 08/05/2017

Homenagem foi realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, durante evento realizado na AMA na manhã desta segunda-feira (08)


O prefeito Cláudio Filho Cacau foi homenageado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos na manhã desta segunda-feira (08), durante evento realizado na Associação dos Municípios Alagoanos. Marechal Deodoro foi um dos 25 municípios alagoanos que tiveram os lixões encerrados.

Durante o evento realizado na Associação dos Municípios Alagoanos, o prefeito Claudio Filho Cacau recebeu das mãos do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, uma placa de reconhecimento pelo encerramento do lixão do município, ocorrido em janeiro deste ano. O ato foi uma das primeiras ações da gestão do prefeito Cacau em Marechal Deodoro.

Foto: Ascom Semarh

Foto: Ascom Semarh

Além de receber a placa de homenagem, na oportunidade, o prefeito Cacau também recebeu o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS). O plano foi entregue a todos os municípios que integram os

Consórcios Públicos de Resíduos Sólidos

Marechal Deodoro faz parte do Consórcio Regional Metropolitano de Resíduos Sólidos de Alagoas e, a partir do encerramento do lixão e vem realizando uma série de ações com base na legislação vigente para diminuir a quantidade de resíduos e dar a destinação correta do lixo no município. No plano estão contidas todas as orientações necessárias para nortear os prefeitos na implantação da coleta seletiva, recuperação das áreas degradadas, o incentivo à reciclagem, a gestão responsável dos resíduos sólidos, entre outros itens essenciais para a conservação e proteção ambiental.

Após encerrar o lixão de Marechal Deodoro, ação realizada por poucos municípios no Estado, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, já sinalizou o plano de recuperação da área degradada, que será iniciado em breve.

Além disso, criou a Cooperativa dos Catadores de Marechal Deodoro e conseguiu, em parceria com o Estado, uma prensa e bicicletas para os cooperados. O município também já iniciou a implantação da coleta seletiva, coleta de óleo de cozinha, óleo lubrificante e pneus. Logo que o galpão da cooperativa estiver estruturado, será realizada a coleta dos demais materiais recicláveis no município.


Comentar usando