Prefeito de Maceió por duas vezes, Rui Palmeira relembra ações realizadas na capital

Pré-candidato a governador de Alagoas, Rui relembra legado político para entrar na disputa

Prefeito de Maceió por duas vezes, Rui Palmeira relembra ações realizadas na capital

Pré-candidato a governador de Alagoas, Rui relembra legado político para entrar na disputa

Por Assessoria | Edição do dia 27 de maio de 2022
Categoria: Política, Ultimas Notícias | Tags: ,,


Ex-prefeito da capital alagoana por duas vezes, Rui Palmeira já está em pré-campanha para a disputa do cargo de Governador do Estado. Nas redes sociais, o político lançou o mote Pra Frente Alagoas e está relembrando suas principais ações à frente do poder Executivo de Maceió.

Foto: Reprodução

“Em política, você não escolhe algumas situações, você é levado a aquelas situações. No momento que eu fui prefeito de Maceió, eleito e reeleito, você passa a ser um nome cotado para se candidatar ao cargo de governador de Alagoas. Acredito que a população vai julgar as biografias dos candidatos, o que cada um fez, o que cada um deixou de fazer, e eu tenho a convicção que tenho muito a mostrar”, afirma Rui Palmeira, que é pré-candidato a governador de Alagoas e atual presidente estadual do PSD-AL.

Entre 2013 e 2020, Rui orgulha-se de ter promovido uma efetiva política habitacional no município. “Buscamos os financiamentos, fizemos os projetos, executamos as obras e entregamos quase 11 mil unidades habitacionais para a população maceioense. Poder entregar uma casa a uma família é dar dignidade a essas pessoas e também gerar muitos empregos na construção civil”, destaca.

Responsável pelos projetos Nova Maceió e De Frente Pra Lagoa, o pré-candidato enumera outras grandes realizações ao longo de sua gestão como prefeito da capital. “Executamos obras de infraestrutura e de mobilidade; construímos grandes avenidas, com ciclovia, drenagem completa e iluminação de LED; levamos saneamento e pavimentação asfáltica a dezenas de conjuntos que não tinham uma rua sequer pavimentada; construímos 17 creches, reformamos escolas, melhoramos a merenda e o transporte escolar; revitalizamos a orla e transformamos Maceió em um dos principais destinos turísticos do Nordeste”, detalha.

Na saúde de Maceió, Rui conseguiu construir e inaugurar duas novas UPAs e licitar a construção de mais uma. Reformou 43 unidades de saúde e ampliou a rede com a inauguração de 11 novas unidades. Em sua gestão, também foram adquiridos p veículo para serviço móvel de castração de animais e das novas estruturas da rede de frios, da vigilância em saúde e da farmácia municipal. “Teve ainda o enfrentamento à pandemia da Covid-19, que fizemos com muita seriedade e responsabilidade, mas que nos impossibilitou de realizar outras melhorias que estava em nosso planejamento”, afirma.

Foi Rui também que conseguiu elevar a nota de Maceió na avaliação do IDEB e diminuir a evasão escolar. Ao todo, 56 escolas alcançaram a meta estabelecida e outras 64 unidades de ensino da rede atingiram a nota 5 ou ultrapassaram, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas (Inep). “Esse é um resultado que não chega sozinho ou por acaso, mas após envolvimento, trabalho de equipe, formação continuada e investimento nas pessoas”, reconhece o ex-prefeito.

Ao assumir a gestão municipal, o ex-prefeito encontrou dificuldades financeiras para governar a cidade. Recebeu uma dívida de quase R$ 150 milhões da gestão anterior, mas anunciou medidas, por meio de parcerias e melhorias na captação de recursos municipais, para recuperar a economia da prefeitura. “Tivemos que começar arrumando a casa e ter a paciência para começar a realizar nossas ideias, os projetos que a gente tinha para cada setor”, lembra. Na sua administração, Rui chegou a reduzir o próprio salário e dos secretários e superintendentes.

Nascido na capital, Rui é de família política: neto do senador Rui Palmeira e filho de Guilherme Palmeira, Prefeito, Deputado, Senador, Governador e Ministro do TCU. Antes de ser prefeito, foi deputado estadual (2007-10) e deputado federal por Alagoas (2011-12). Destacou-se entre os mais jovens políticos brasileiros, no combate à corrupção, promovendo políticas de proteção ao meio ambiente e articulando recursos e obras para todo o estado.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados