Potencial turístico de Maceió é destaque na mídia nacional

Por | Edição do dia 25 de outubro de 2015
Categoria: Maceió, Notícias


Velas Artes na seção de turismo da Folha de S.Paulo

No mês de outubro, a intervenção artística nas jangadas tradicionais de Maceió, batizada de “Velas Artes”, ganhou espaço em diversos veículos da mídia nacional, como a Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo, dois jornais mais lidos do País, que veicularam imagens das velas pintadas por artistas alagoanos em homenagem aos 200 anos da capital. Ao todo, o projeto inspirou mais de 40 reportagens em 30 diferentes veículos da imprensa, incluindo tvs, impressos, sites e radios.

“Embora ainda prometa muita repercussão nos próximos desfiles, o projeto Velas Artes já precisa ser comemorado”, afirma o secretário de turismo de Maceió, Jair Galvão. “O resgate dessa iniciativa tem um valor simbólico muito especial nesse ano de comemoração do bicentenário. Trata-se de uma intervenção autêntica que transforma nosso mar em uma galeria de arte flutuante e as jangadas em pinturas exibidas a céu aberto. Não é por menos que o projeto teve um espaço tão significativo na mídia local e nacional. Isso traz uma divulgação espontânea com impacto muito positivo para o turismo em Maceió, especialmente neste ano de crise, em que precisamos fomentar o turismo como nunca, para fortalecer o  desenvolvimento econômico na cidade”, complementou o secretário.

Galeria de fotos-legenda do Estadão dedicada aos 200 anos de Maceió

Além da imagem das jangadas-pinturas, o Jornal Estado de S.Paulo publicou uma galeria de fotos-legenda dedicadas à abertura das comemorações do aniversário Maceió. A pauta anuncia a programação cultural que a cidade recebe a partir de novembro, incluindo concertos de música erudita no Parque Municipal, espetáculos comemorativos, manifestações tradicionais e exposições.

No começo do mês, as páginas do G1 (nacional) e Catraca Livre, que estão entre os portais mais acessados do País, também veicularam matéria sobre o projeto. Com o título “Jangadas viram obras de Arte em Maceió”, o Catraca abordou o aniversário da cidade e mencionou os temas que inspiraram as pinturas das embarcações, como as tradições folclóricas, a arquitetura histórica, as rendas de filé, as bandas de pífano e os personagens consagrados do estado.

Turismo de veraneio, gastronomia e natureza na mídia

UOL Viagem selecionou os principais pontos para se experimentar a gastronomia tradicional de Maceió

Em 2015, a cidade de Maceió já foi tema de diferentes pautas na imprensa nacional e até internacional. O portal oficial das Olimpíadas, por exemplo, elegeu as piscinas naturais da Pajuçara como um dos 11 locais incríveis para se conhecer no Brasil. Em junho, a renomada revista Forbes Lifeexaltou o Restaurante Sur, como uma parada da gastronomia de alto nível no Nordeste. Desde então, a culinária da capital alagoana, com sua diversidade de ingredientes regionais e chefs premiados, tem ganhado espaço em diferentes veículos como o Portal UOL Viagem, a Revista Azul Magazine e a publicação Prazeres da Mesa, principal revista especializada de gastronomia do País, cuja equipe esteve recentemente em Maceió para uma nova matéria que ainda será publicada com algumas das casas mais conceituadas da cidade.

Revista Forbes Life promove gastronomia gourmet de Maceió

 

De acordo com Jair Galvão, esse tipo de repercussão é bastante estratégica para consolidar as diversas vocações turísticas da cidade que complementam o sol e mar. “Além de algumas praias urbanas mais bonitas do Brasil, Maceió oferece aos turistas uma verdadeira viagem gastronômica que passa pelos frutos do mar e das lagoas e inclui diversas tradições do sertão. Esses ingredientes ganham ganham valor  na mão de chefs criativos, que têm se consagrado entre os melhores do País. Certamente esse potencial pode atrair um novo tipo de público para Maceió”, analisou.

O

O chef do Picuí, Wanderson Medeiros, também tem levado o nome de Maceió para a imprensa. Neste semestre, ele já foi convidado para os programas globais Mais Você e Globo Repórter, levando ingredientes e tradições alagoanas para a audiência nacional.azul magazine_entre o mar e a floresta

Além da pauta Mesa Farta, a publicação de bordo da Azul, também veiculou uma a pauta “Entre o Mar e a Floresta”, que chama atenção para as paisagens naturais protegidas do litoral norte e o charme de pousadas rústico-chic. A estimativa de público da revista é de cerca de três milhões de passageiros.

Já o portal Disney Babble divulgou as piscinas da Pajuçara como um paraíso para as famílias com crianças. No começo do ano, a Revista Viaje Mais, segunda maior publicação de turismo do País, deu uma reportagem de capa com um roteiro sobre as atrações imperdíveis da cidade.

Portal  Disney Babble no Brasil indica as piscinas da Pajuçara como uma atração imperdível para famílias com crianças pequenas

Sobre o Velas Artes

Depois do primeiro desfile nas praias da cidade, as velas poderão ser contempladas em uma exposição de 01 a 30 de novembro no Parque Shopping Maceió. No dia 05 de dezembro, haverá um grande desfile comemorativo dos 200 anos.

 

Ascom Semptur

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados