Boa Noite!, Terça-Feira - 17 de Setembro de 2019

 

Post do MEC sobre prova falsa em 2015 tinha tema de redação de 2016

ZH com Rádio Gaúcha / 10:23 - 07/11/2016

Internautas notaram semelhança, mas MEC ainda não comentou o caso


Em outubro de 2015, ao desmentir um boato de vazamento da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação publicou foto em sua página oficial no Facebook com uma imagem da página falsa que circulava nas redes sociais. O tema da redação que aparecia na suposta prova era o mesmo cobrado na edição de 2016: intolerância religiosa no Brasil.

Post na página oficial do MEC alertava para prova falsa (Foto: reprodução)

Post na página oficial do MEC alertava para prova falsa (Foto: reprodução)

Na época, o MEC reforçou no Facebook que a prova era falsa: “Está circulando material falso sobre o #Enem2015. Fiquem atentos!”. A página com o tema da redação aparece com uma tarja vermelha com a escrita em caixa alta: “é falsa”.

Na publicação de 2015 é possível perceber um gráfico sobre a intolerância religiosa. O mesmo aparece em um dos textos motivadores da redação de 2016. O MEC ainda não se pronunciou sobre o caso.

Nas redes sociais, internautas comentam o caso. “Gente, é sempre bom dar uma olhadinha na página do MEC antes de ir fazer a prova”, brincou um internauta.

Uma ouvinte entrou em contato com a Rádio Gaúcha para alertar sobre o fato. “Importante e sério. O tema da redação do Enem deste ano havia vazado em 2015 como sendo o tema da redação daquele ano. O Inep, na época, disse que a prova era falsa e que aquele não seria o tema da redação: ‘Intolerância Religiosa’. Mas o tema da Redação deste ano foi sobre intolerância Religiosa, inclusive com os mesmos gráficos, mas com dados mais atualizados”, escreveu na mensagem.


Comentar usando