População acompanha testes no Trecho 4 do Canal do Sertão

Na ocasião, Renan Filho realizou a abertura de uma comporta do trecho e incentivou a produção agrícola às margens do Canal

População acompanha testes no Trecho 4 do Canal do Sertão

Na ocasião, Renan Filho realizou a abertura de uma comporta do trecho e incentivou a produção agrícola às margens do Canal

Por | Edição do dia 24 de julho de 2016
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,,


Obra vai estimular a produção agrícola sertaneja (Foto: Agência Alagoas)

Obra vai estimular a produção agrícola sertaneja (Foto: Agência Alagoas)

A população de São José da Tapera acompanhou, neste sábado (23), a reta final dos testes operacionais do Trecho 4 do Canal do Sertão. O município será o próximo contemplado pela maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas, com a entrega de mais 12 km, ainda neste semestre. A etapa ampliará para 160 mil o número de beneficiados.

Ao todo, o Trecho 4 terá 30 km de água, distribuídos entre os municípios de Senador Rui Palmeira – onde já existe abastecimento parcial – e São José da Tapera. Com cerca de 60% dos serviços executados, sob o comando da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), a obra gera mais de 400 empregos diretos no Semiárido alagoano e já beneficia milhares de agricultores.

Diante da comporta 11, o agricultor Sandro Rogério de Oliveira comemora a terceira produção de milho, a partir da água do Canal. “Eu vim de Senador Rui Palmeira para agradecer. Já aproveito a água do Canal há seis meses e, de lá pra cá, muita coisa mudou. Antes, eu só plantava milho. Hoje, eu já planto macaxeira, melancia, coentro, alface, pimentão, tomate e cenoura”, revelou o agricultor.

O sertanejo também relembrou o período no qual estiagem prolongada era sinônimo de dificuldades. “Era seca e sofrimento. As pessoas iam em busca de trabalho em São Paulo. Agora, elas estão voltando, porque esse é o caminho para uma vida melhor. A água chega, com ou sem chuva”, disse Sandro Rogério.

Inclusão do povo sertanejo

Dando continuidade às ações do Governo Presente, o governador visitou as obras do IV trecho do Canal. Na ocasião, Renan Filho realizou a abertura de uma comporta do trecho, que está em fase de teste. Além disso, assinou a ata de criação da Cooperativa dos Produtores do Canal do Sertão Alagoano (Coopcal).

O governador enfatizou a necessidade de priorizar os produtores do Sertão alagoano. Para ele, em breve, pessoas de outras localidades também poderão utilizar a água do Canal para produzir, e não é justo, para quem esperou por tanto tempo pela obra, não ter ajuda.

Governador abriu uma das comportas (Foto: Agência Alagoas)

Governador abriu uma das comportas (Foto: Agência Alagoas)

“O Estado tem que incentivar, por isso viemos aqui hoje para dizer que vamos construir um tripé e impulsionar a produção do Canal: primeiro a chegada da água, não se produz na agricultura sem água, ela é fundamental; o segundo é assistência técnica, a organização, por meio de uma cooperativa, na condição de o Estado arrumar um técnico agrícola, um agrônomo e equipamentos; e o terceiro é acesso ao crédito, criar condições e financiamento com o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil. A Agência de Fomento do Estado (Desenvolve) trabalha para viabilizar recursos para que possam comprar outras coisas necessárias à produção”, explicou.

Renan Filho parabenizou todos os cooperados presentes. “Brevemente iremos entregar os 12km do Canal, já fizemos o teste e podemos ver a água correndo pelo Canal. O Canal do Sertão tinha 60km com água e agora ele já vai passar de 100km e brevemente chegaremos a 125km com água, é um grande marco”, finalizou o chefe do Executivo estadual.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados