Polícia Civil ganha 1ª delegacia móvel de Alagoas

Por | Edição do dia 19 de novembro de 2015
Categoria: Blog


Foto: PC-AL

Foto: PC-AL

A Polícia Civil recebeu nesta quinta-feira (19) mais uma inovadora ferramenta de combate à criminalidade, com a entrega da primeira Delegacia Móvel de Alagoas – uma viatura equipada para realizar diversos serviços policiais, especialmente aqueles relativos às atividades cartoriais, de apoio a investigações e de levantamentos realizados pela polícia judiciária. A aquisição do equipamento foi resultado de convênio entre o governo do Estado e o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.

A entrega da delegacia móvel aconteceu, em solenidade realizada no conjunto residencial Cidade Sorriso II, situado no bairro Benedito Bentes, com as presenças do secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, do delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Lima Júnior, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Adriano Amaral, e da delegada Kátia Emanuelly, superintendente administrativa e financeira da PC.

O secretário Alfredo Gaspar destacou a importância da Delegacia Móvel como instrumento de repressão à impunidade. “Quando esta viatura chegar a algum lugar, a sociedade estará ciente de que a polícia estará perto dela para impedir o avanço da criminalidade”, disse o secretário, lembrando que este ano “pelo menos 500 famílias deixam de chorar a morte de seus filhos, por conta da redução do número de homicídios que o esforço feito pelo governo estadual proporcionou aos alagoanos”.

Foto: PC-AL

Foto: PC-AL

O delegado-geral Paulo Cerqueira explicou que a entrega da Delegacia Móvel é uma continuidade do trabalho que ele iniciou em 2012, em sua primeira gestão à frente da Polícia Civil, quando foi firmado convênio com a Senasp para a aquisição do equipamento. “Conseguimos evitar este ano que os recursos para a aquisição dessa moderna viatura fossem devolvidos e, finalmente, a instituição dispõe de sua primeira delegacia móvel”.

Foto: PC-AL

Foto: PC-AL

Paulo Cerqueira disse também que, além de atender à Delegacia de Homicídios da Capital, a nova unidade estará ainda à disposição de outros importantes serviços, a exemplo de operações especiais na Capital e interior e grandes eventos públicos, na tomada imediata de depoimentos nos casos de homicídios, solicitações e recebimentos de informações junto aos sistemas policiais informatizados, consulta sobre a situação criminal de pessoas suspeitas, e elaboração de procedimentos como Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e Boletins de Ocorrência (BOs).

“Esta delegacia será uma ferramenta moderna que concretiza a implantação do modelo móvel de policiamento, com o qual o governador Renan Filho espera reduzir mais ainda a criminalidade em Alagoas”, completou.

O delegado-geral informou ainda que, como parte do mesmo convênio, já haver assinado empenho para a aquisição de 24 viaturas novas que vão atender aos doze municípios alagoanos com maior índice de violência, e que o governo estadual já garantiu a possibilidade da Polícia Civil adquirir mobiliários e outros equipamentos para as suas centrais de flagrante.

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados