, Quarta-Feira - 18 de Setembro de 2019

 

Plástico Verde chega ao Japão em tampas de garrafas PET

Assessoria / 10:40 - 29/03/2016

Suntory, empresa japonesa de bebidas, vai usar polietileno de origem renovável em 26 milhões de garrafas por ano


A Suntory, fabricante de bebidas líder no Japão e de atuação global, acaba de anunciar a adoção de Plástico Verde nas tampas de suas garrafas de água mineral de 550 ml. A resina de origem renovável será fornecida pela Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros.

A partir deste mês, o Polietileno Verde representa 30% do plástico usado nas tampas da água “Suntory Aso Tennensui”, cuja produção anual é estimada em 26 milhões de unidades. Com a decisão, a empresa japonesa reforça seu compromisso com a sustentabilidade e se torna a primeira do mundo a adotar a resina em tampas de garrafas PET. A parceria amplia a presença do Plástico Verde no mercado asiático.

“Há uma preocupação cada vez maior de empresas de todo o planeta na adoção de soluções inovadoras e de menor impacto ambiental. O Polietileno Verde já é utilizado nos mais diversos segmentos e ainda pode ter outras tantas aplicações, como demonstra a iniciativa da Suntory”, afirma Alexandre Elias, diretor de Químicos Renováveis da Braskem.

O Plástico Verde da Braskem é produzido a partir do etanol da cana-de-açúcar, uma matéria-prima 100% renovável e tem como principal diferencial a captura 2,15 quilos de CO2 a cada quilo de material produzido. Outro aspecto positivo para o mercado é que as propriedades mecânicas e de processabilidade da resina são idênticas àquelas apresentadas pelo petroquímico convencional.

A Toyota Tsusho Corporation, parceira comercial da Braskem na Ásia e na Oceania, tem desempenhado um importante papel na distribuição e expansão do Polietileno Verde na região. O Plástico Verde tem sido amplamente utilizado em uma variedade de aplicações e será expandido em meio à crescente consciência ambiental na Ásia.

Sobre a Suntory

O Grupo Suntory foi criado em 1889 em Osaka (a receita de vendas anual da empresa é cerca de US$20 bilhões). Com sua sede localizada no Japão, a empresa de bebidas alcoólicas e não alcoólicas opera amplamente em várias regiões do mundo, incluindo Ásia, Oceania, Europa e Estados Unidos. Para bebidas não alcoólicas, as marcas do Grupo incluem Orangina (Europa e Ásia), Schweppes (Europa, exceto Reino Unido e Irlanda), Lucozade e Ribena (Reino Unido), C.C.Lemon e BRAND’S (Ásia).

As bebidas alcoólicas incluem os uísques de renome mundial Yamazaki e Hibiki, as cervejas da marca The Premium Malt’s e o vinho Château Lagrange. Em maio de 2014, o Grupo adquiriu a totalidade das ações ($ 16 bilhões) da U.S.’s Beam Inc., e recém-iniciou a  Beam Suntory Inc., reforçando as vendas de Jim Beam, Maker’s Mark e outras.  Além disso, o grupo está envolvido em outros negócios como operações de restaurantes no México e na Ásia.


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