Plantio de árvores nativas celebra Dia Mundial do Meio Ambiente

Operação da Iguá Saneamento em Alagoas, Agreste Saneamento realiza ações que reforçam a importância da preservação dos biomas e ecossistemas naturais

Plantio de árvores nativas celebra Dia Mundial do Meio Ambiente

Operação da Iguá Saneamento em Alagoas, Agreste Saneamento realiza ações que reforçam a importância da preservação dos biomas e ecossistemas naturais

Por Assessoria | Edição do dia 7 de junho de 2021
Categoria: Meio Ambiente, Notícias | Tags: ,,,,


Foto: Assessoria

A Agreste Saneamento, operação do grupo Iguá em Alagoas, realizou plantio de mudas em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado no último sábado (05/06). Espécies de Pau-brasil, Braúnas, Craibeira, Paineira, Tamboril, Aroeira do sertão e Cedro, todas nativas da região, agora integram a mata presente na Estação de Tratamento do Morro do Gaia, no município de São Brás.

As ações em comemoração à data se estendem durante todo o mês de junho. Para a Agreste Saneamento, a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade caminham juntas com o trabalho da empresa. A diretora geral, Angela Lins, destaca que a data é uma das mais importantes do calendário do grupo.

“Fomentar a preservação ambiental está presente em nosso DNA. Sabemos que o saneamento básico é diretamente relacionado ao cuidado com a natureza. Estamos com iniciativas próprias como o plantio e também em parceria com outros entes para reforçar a conscientização, principalmente entre a população. Este ano, mais uma vez, integramos a campanha #Vire Carranca encabeçada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que é um dos cenários de maior relevância ambiental para nós e para a região”, destaca.

Além das ações locais, todas as demais operações da Iguá – que atua em sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário de cidades de cinco Estados do país – intensificam suas ações voltadas à preservação ambiental e ao estímulo para um comportamento mais sustentável.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, com o objetivo de relembrar as pessoas da necessidade de preservação do meio ambiente e do uso responsável dos recursos naturais.

O saneamento básico tem um papel importante na questão ambiental, a começar com a preservação das fontes de água na natureza. Por conta disso, a Iguá contempla, em seu planejamento estratégico de sustentabilidade, denominado SERR (Segurança hídrica; Eficiência na gestão do ciclo da água; Responsabilidade na coleta e no tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas), uma série de iniciativas que objetivam promover, por exemplo, a segurança do abastecimento de água das cidades onde atua.

A Iguá tem como diretriz a preocupação constante com o uso sustentável dos recursos hídricos. O que vai desde a conservação e preservação dos mananciais, passando pelo uso crescente de energia renovável, reduzindo a emissão dos gases de efeito estufa, combate às perdas e desperdício de água, assim como o tratamento dos esgotos.

“O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade para refletirmos quanto aos impactos negativos da ação humana sobre o meio ambiente e da necessidade urgente de sermos mais sustentáveis no nosso cotidiano. Com o crescimento dos problemas ambientais, todos os agentes da sociedade, como governos, empresas e população em geral devem atuar para que seus impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, e se não adotarmos o consumo consciente dos recursos naturais, como a água, colocamos em risco o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, a sobrevivência das futuras gerações”, alerta Lia Basilio Pereira de Souza, Gerente de Sustentabilidade do Grupo Iguá.

Ações no Dia do Meio Ambiente

Para a Iguá, todo dia é dia de cuidar do meio ambiente, mas o dia 5 de junho é importante para chamar a atenção das pessoas quanto à necessidade de se preservar a natureza. Dessa forma, as operações da companhia programaram atividades educativas para estimular a conscientização das pessoas sobre o uso sustentável dos recursos naturais. “Cada um de nós pode fazer a sua parte. No nosso dia a dia devemos, por exemplo, evitar o desperdício de água, dar a destinação correta ao lixo que geramos e contribuir para a preservação das matas e florestas”, acrescenta Paula Violante, Diretora de Engenharia do Grupo Iguá.

As concessões de Cuiabá (MT), Andradina, Palestina, Castilho, Mirassol, Piquete, Guaratinguetá, Atibaia (SP), Paranaguá (PR) e Itapoá (SC) irão promover plantio e doação de mudas para clientes e colaboradores. A ação também ocorre em Suzano (SP), com a SPAT Saneamento.

Já em Tubarão (SC), será realizada uma exposição resultante de um concurso de fotografias de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município, feitas com as câmeras doadas à instituição pela concessionária. Na ocasião, também haverá a distribuição de mudas.

Sobre a Agreste Saneamento

A Agreste Saneamento, pertencente ao Grupo Iguá, atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) desde 2012, através de uma parceria público-privada (PPP) com duração de 30 anos, com o objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil habitantes. Foi eleita a melhor empresa de médio porte para trabalhar em Alagoas, em 2018, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work Brasil (GPTW). Em 2020 a concessionária foi reconhecida como a melhor companhia para se trabalhar em Alagoas pelo Great Place To Work (GPTW) e recebeu o destaque nacional entre as cem melhores de pequeno porte do país pela Revista Pequena Empresas, Grandes Negócios e GPTW. Também em 2020, foi selecionada pelo Instituto Trata Brasil como “Caso de Sucesso em Saneamento Básico”.

Sobre a Iguá Saneamento

A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. Chega ao Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021, ampliando seu escopo de atuação com a distribuição de água e esgotamento sanitário para mais de um milhão de fluminenses. A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados