Planalto afirma se preocupar com pautas tratadas em Sínodo da Igreja Católica

Evento realizado por Bispo no Vaticano irá tratar de temas relacionados a Amazônia

Por | Edição do dia 11 de fevereiro de 2019
Categoria: Notícias, Política | Tags: ,,,,


f4dt1rkw7vc0pp88fb6k3bw16

Por meio de nota, o Gabinete de Segurança Nacional (GSI) do Palácio do Planalto afirma que temas tratados no Sínodo da Amazônia, evento da Igreja Católica, causam preocupação ao ministro chefe do Gabinete, Augusto Heleno, e que afetam a soberania nacional.  A resposta se referiu à reportagem publicada no último domingo, 10, no jornal Estado de São Paulo, que informa que o Planalto quer contem o que considera como avanço da Igreja Católica na liderança de oposição ao governo Jair Bolsonaro.

O GSI apontou que a Igreja não é alvo das ações da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) – órgão que acompanha cenários que possam comprometer a segurança do país -, e que não há “críticas genéricas” a instituição religiosa. Mas que, apesar disso, há preocupações por parte do GSI com pautas que serão tratadas em outubro deste ano, no Vaticano, durante o Sínodo da Amazônia, pois os temas afetariam o que o Planalto classifica como soberania nacional. Por fim, em nota, é reforçado que “reiteramos o entendimento do GSI de que cabe ao Brasil cuidar da Amazônia Brasileira”.

O Sínodo será um encontro global de com a presença de 250 bispos no Vaticano para discutir a realidade de índios, ribeirinhos e demais povos da Amazônia, políticas de desenvolvimento dos governos da região, mudanças climáticas e conflitos de terra.

A primeira etapa do evento foi realizada em 19 de janeiro deste ano, com uma visita do papa Francisco em Puerto Maldonado, na selva peruana. A segunda acontecerá dos dias 7 a 9 de março, com um seminário preparatório da Arquidiocese de Manaus e dos dias 6 a 29 de outubro acontecerá a ultima etapa do Sínodo, com missas na Basílica de São Pedro celebradas pelo papa Francisco, no Vaticano.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados