, Quarta-Feira - 18 de Setembro de 2019

 

Pinacoteca Universitária homenageia artistas alagoanas

Assessoria / 4:27 - 23/03/2017

Exposição traz a tona três décadas de história


(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A Pinacoteca Universitária homenageia todas as mulheres  e artistas alagoanas. Em comemoração ao mês da mulher a exposição “Acervo Pina: Artistas Alagoanas – Ontem e hoje” exibe a população obras produzidas por 16 mulheres alagoanas que contribuíram para o constante progresso da arte contemporânea no Estado. A abertura acontecerá esta sexta-feira, 24, na sede da Pinacoteca universitária, localizadas no primeiro andar da antiga reitoria da Ufal, na praça Sinimbu, no centro de  Maceió. A entrada é gratuita.

O eixo curatorial inicia-se com uma obra de Maria Teresa Vieira, artista alagoana que contribuiu de forma determinante para o cenário artístico nacional. Em seguida segmenta-se em quatro núcleos e abordando diferentes temáticas: A primeira sobre o Tempo e o Espaço, com as artistas Karla Melanias, Martha Araújo e Renata Voss; a segunda, traz Elementos Escultóricos, com Bárbara Lessa, Marta Arruda, Rosa Maria Piatti e Vera Gamma; na terceira, o tema Político e Social é aludido por Camila Cavalcante, Eva Le Campion, Hilda Moura e Viviani Duarte; a quarta e última temática recebeu o nome de Olhar Expandido, fazendo referência as produções das artistas Maria Amélia Vieira, Marta Emília, Solange Chalita e Vera Arruda, que envolve gráficos, colagens e sobreposições reafirmando a capacidade do artista expandir seus métodos de criação.
Para Rafael Almeida, curador da exposição as obras são retratos de como a poética feminina inovou nas produções artísticas durante três gerações. “O olhar poético destas ilustra como o poder feminino revolucionou os conceitos artísticos de seu tempo, ultrapassando preconceitos, a desigualdade de gênero e a ausência de oportunidades”, disse ele.
Serviço
O quê: Abertura da exposição “ACERVO PINA: Artistas Alagoanas – Ontem e hoje”
Abertura: Sexta-feira, 24 de março, às 19h.
Visitação: 24 de março a 19 de maio.
Onde: Pinacoteca Universitária, na Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º piso do Espaço Cultural.
Horário de visitação: Segunda a sexta, das 8h30 às 18h.
Entrada gratuita.
Mais informações: 3214 – 1545 | pinaufal@gmail.com  | facebook.com/pinacotecaufal

 


Comentar usando