Pedro Almodóvar ganha mostra gratuita na Caixa Cultural de Recife

Clássicos como “Volver”, “Fale com ela” e “Tudo Sobre Minha Mãe” estão na programação

Pedro Almodóvar ganha mostra gratuita na Caixa Cultural de Recife

Clássicos como “Volver”, “Fale com ela” e “Tudo Sobre Minha Mãe” estão na programação

Por | Edição do dia 9 de maio de 2017
Categoria: Agenda Cultural, Diversão | Tags: ,,,,,,,,,


Ata-me_2Entre os dias 9 e 20 de maio, a Caixa Cultural Recife recebe homenagem ao diretor Pedro Almodóvar. Trata-se da mostra de cinema intitulada El Deseo – O Apaixonante Cinema de Pedro Almodóvar, que exibe 22 filmes do espanhol com entrada Catraca Livre.

O público pode conferir desde clássicos de sua obra, como “Volver”, “Ata-me!”, “Carne Trêmula” e “Tudo Sobre Minha Mãe”, até o último longa lançado por ele em 2016, “Julieta” – além de participar de debate e master class.

Por conta de sua singularidade na estética e na temática, que usa de elementos kitsch e pop, aliados ao melodrama, Almodóvar foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Oscar de Melhor Diretor e é reconhecido mundialmente como o mais importante cineasta da Espanha, desde Luis Buñuel. O diretor também representou a efervescência da boemia espanhola e dos movimentos artísticos do país.

a_pele_que_habito

Confira a programação completa da mostra de Pedro Almodóvar:

  • 9 de maio

17h – Pepi, Luci, bom e outras Garotas de Montão
Pepi é uma moça moderna, criativa e amoral que vive perto da casa de Luci. Luci está casada com um policial. É uma típica dona de casa, quarentona, abnegada e submissa. Sob esta aparência insignificante Luci esconde mais de um segredo.

19h – Labirinto de Paixões
“Labirinto de paixões” narra varias histórias de amor. A maioria com um final feliz e as outras com um final infeliz, mas aberto a esperança.

  • 10 de maio

19h – Maus Hábitos
Yolanda Bell, uma jovem cantora de boleros, viciada em drogas, imprudente e ambigua, vê morrer seu namorado Jorge, de uma overdose de heroína com estricnina que ela mesma lhe aplicou.

19h15 – Que fiz eu para Merecer Isto?
Gloria trabalha como diarista, não tem um minuto livre. Sua própria casa já lhe proporciona ocupação suficiente para todo o dia.

  • 11 de maio

17h – Matador
Diego Montes, toureiro prematuramente afastado depois que recebeu uma chifrada recebida na arena, dirige uma escola de tauromaquia.

19h – A Lei do Desejo
Pablo e Tina são irmãos. Seus pais se separaram quando eram pequenos, do sexo masculino. Tina era Tino, quando foi viver com o pai e mantinha relações sexuais com ele. Mudou o sexo e, desse modo, se tornou a mulher do pai. Depois de alguns anos o pai a abandona e Tina não se interessa por nenhum outro homem. Odeia-os.

  • 12 de maio

17h – Filmes que Marcaram Época – Tudo Sobre Minha Mãe
O diretor Pedro Almodóvar filmou ´Tudo Sobre Minha Mãe´ em 1999. Manuela, uma mãe solteira, perde seu filho de 17 anos em um acidente e começa a procurar pelo pai do garoto. O filme mostra retratos de diversas personagens femininas encarando suas vidas e suas tragédias pessoais. Não há um grande papel masculino neste filme, onde o mundo parece pertencer às mulheres. A produção se passa na Espanha dos anos 90, quando a libertação sexual e cultural transformou, em duas décadas, a mais antiga ditadura européia em um país ultramoderno, no qual, depois dos anos ´movida´ em Madri, Barcelona se tornou a cidade mais bacana da Europa.

18h10 – Tudo Sobre o Desejo – O Apaixonante Cinema de PedroAlmodóvar
De Nick Cory Wright. Documentário produzido para televisão com um olhar raro sobre a carreira do diretor Pedro Almodóvar e especialmente sobre os seus primeiros trabalhos. Narrado por Stephen Frears.

19h15 – Debate: o cinema de Pedro Almodóvar

  • 13 de maio

15h – Kika
Kika é uma maquiadora com um otimismo à prova de catástrofes. Vive com um fotógrafo, Ramón, muito fechado, especializado em roupa íntima feminina, e artista plástico.

17h15 – De Salto Alto
Becky del Páramo é uma famosa cantora pop do final dos anos sessenta, com dois casamentos e alguns amantes a mais.

19h30 – Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
Pepa e Ivan são dubladores. Graças a essa profissão, Ivan declarou seu amor às mulheres mais belas do cinema, mas infelizmente limitou-se a isto.

  • 14 de maio

16h – Master class: Pedro Almodóvar e o melodrama

  • 16 de maio

17h – A Flor do meu Segredo
Leo escreve romances cor-de-rosa sob o pseudônimo de Amanda Gris, rainha do gênero na Espanha.

19h – Ata-me!
Ricki, jovem especialista na arte de arrombar fechaduras, recebe alta do hospital psiquiátrico, onde, como amante da diretora, levava uma vida tranqüila.

  • 17 de maio

17h – Carne Trêmula
Uma noite de 1990, três homens e três armas encontram-se na entrada da casa do consul italiano em Madri.  Na casa está sozinha Elena, sua filha, esperando ansiosa a chegada de um traficante.

19h – Tudo Sobre Minha Mãe
O filme mostra retratos de diversas personagens femininas encarando suas vidas e suas tragédias pessoais. Não há um grande papel masculino neste filme, onde o mundo parece pertecer às mulheres.

  • 18 de maio

17h – Má Educação
“Em um zoológico de Taiwan, na hora de maior público, uma mulher se joga em um tanque cheio de crocodilos. Enquanto os crocodilos a devoram, a mulher se abraça a um deles sem emitir um só gemido.” A campainha da porta toca, o visitante é um atraente rapaz de barba que diz ser seu companheiro de colégio Ignacio Rodríguez.

19h – Fale com Ela
A cortina de rosas em cor salmão e grandes franjas douradas que cobre o palco se abre para ver um espetáculo de Pina Bausch, “Café Müller”.

  • 19 de maio

17h – Abraços Partidos
Um homem escreve, vive e ama na escuridão. Quatorze anos antes sofreu um brutal acidente de carro na ilha de Lanzarote. No acidente não só perdeu a vista, também perdeu Lena, a mulher de sua vida.

19h15 – Volver
Dias de hoje. Raimunda é uma jovem mãe, empreendedora e muito atraente, com um marido desempregado e uma filha em plena adolescência. A economia familiar é muito precária, por isso Raimunda tem vários trabalhos.

  • 20 de maio

15h – Amantes Passageiros
Um avião da companhia aérea Península enfrenta problemas durante um voo para o México, já que um dos trens de pouso não está mais funcionando. Com isso o comandante da aeronave é obrigado a voar em círculos, à espera de algum aeroporto que tenha condições para que possam fazer um pouso de emergência em solo espanhol. Durante este período todos os passageiros e as aeromoças da classe econômica são dopados, para evitar que haja pânico generalizado. Os únicos acordados são os comissários de bordo e os passageiros da classe executiva, que, percebendo que correm sério risco de morrerem, decidem abrir o jogo sobre segredos de suas vidas pessoais.

17h – A Pele que Habito
Roberto Ledgard é um conceituado cirurgião plástico, que vive com a filha Norma. Ela possui problemas psicológicos causados pela morte da mãe, que teve o corpo inteiramente queimado após um acidente de carro e, ao ver sua imagem refletida na janela, se suicidou. O médico de Norma acredita que esteja na hora dela tentar a socialização com outras pessoas e, com isso, incentiva que Roberto a leve para sair.  O cirurgião pensa que a filha foi estuprada e elabora um plano para se vingar do suposto estuprador.

19h30 – Julieta
Um encontro inesperado faz uma mulher refletir sobre as trágicas circunstâncias que cercam o desaparecimento de sua filha.

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados