Patrões têm até esta quinta para pagar a 2ª parcela do 13º

Trabalhador que não receber a remuneração adicional até a data limite pode procurar ajuda no Ministério do Trabalho

Por | Edição do dia 20 de dezembro de 2018
Categoria: Economia, Notícias | Tags: ,,


thumbs (16)

Os patrões têm até esta quinta-feira (20) para pagar a segunda parcela do 13º salário aos funcionários. A primeira metade da gratificação foi paga até 30 de novembro deste ano.

Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), a estimativa é de que o pagamento do 13º salário vai injetar R$ 211,2 bilhões na economia nacional até o final deste ano e que o número de profissionais aptos a receber em 2018 supera em 0,6% o número de beneficiados no ano passado, quando 83,3 milhões de trabalhadores tiveram o direito à remuneração adicional.

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já receberam as duas parcelas do 13º até o dia 7 de dezembro deste ano.

Quem não receber a remuneração adicional até a data limite pode procurar ajuda no Ministério do Trabalho. A pasta afirma que estes brasileiros devem procurar as Superintendências do Trabalho ou as Gerências do Trabalho para fazer a reclamação.

Outra opção é buscar orientação do sindicato da categoria, para entender qual providência tomar. Segundo o Ministério, “a empresa que não fizer o pagamento no prazo pode ser autuada por um auditor-fiscal do Ministério do Trabalho e pagar multa pela infração”.

O 13º salário é um benefício pago a todo trabalhador que atuou por 15 dias ou mais durante o ano vigente e que não tenha sido demitido por justa causa. Quem trabalhou todos os dias do ano tem direito a 100% do 13º, enquanto os outros receberão o valor proporcional ao tempo trabalhado.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados