Passo a passo para encontrar uma oportunidade acadêmica no exterior

Passo a passo para encontrar uma oportunidade acadêmica no exterior

Por | Edição do dia 21 de julho de 2019
Categoria: Opiniões | Tags: ,,,,


O que você acha sobre uma percurso acadêmico no qual o estudante faz sua graduação, mestrado e doutorado na mesma Instituição de Ensino Superior? Esta é uma realidade de muitos estudantes que vem se repetindo por diferentes razões, inclusive pela falta de informações sobre as possibilidades de admissão e de financiamento em instituições internacionais.

Para quem já está pensando em ampliar as opções mas não sabe por onde começar, que tal dar o primeiro passo respondendo algumas perguntas essenciais? Minha dica: compre um caderno e coloque tudo por escrito; tanto as perguntas quanto as repostas. Isto vai facilitar no momento da decisão.

A primeira pergunta é onde você gostaria de estudar. Parece óbvio mas, na realidade, muita gente não consegue avançar por não conseguir passar desta fase. Para esta escolha, você poderá considerar o estilo de vida do local, o idioma, a cultura e inúmeros outros elementos. Mas atenção, não limite suas possibilidades de destino por causa do idioma pois você vai poder, sim, encontrar programas cujas aulas são ministradas em idioma diferente do nacional. Quer um exemplo? Inúmeros programas na Alemanha são ministrados em inglês. Por isso, nada de se privar por não dominar o idioma de Goethe.

Escolhidas as possibilidades de destino, agora você pode pensar em quais programas seriam adequados para a carreira que você pretende construir. Não temos o hábito de fazer esta pergunta, mas ter uma resposta poderá ser essencial para convencimento dos responsáveis de admissão. Portanto, visite os sites dos programas, veja seus eventos, as publicações, os tipos de pesquisa e converse com os professores.

Agora, sim, chegou o momento de pensar nos custos. Na prática, muitos interessados colocam este item como o primeiro a ser respondido. Se você está nesse grupo, refaça todo o caminho pois, provavelmente, você está buscando desculpas para não ir em frente. Existem várias formas de custear uma graduação e/ou pós-graduação em uma IES no exterior. Mas tudo vai depender do país de destino que você escolheu, da instituição, da área de concentração, do programa. 

Aqui estão os primeiros passos. Agora é com você!

QUER ESTUDAR LÁ FORA?  VOCÊ PODE ACOMPANHAR OS COMENTÁRIOS E DICAS DE BOLSAS INTERNACIONAIS NESTE BLOG E NA COLUNA “ESTUDAR LÁ FORA” DO JORNAL “O DIA ALAGOAS” . 

Alyshia GomesAlyshia Gomes escreve sobre Educação Internacional e temas correlacionados no jornal “O DIA ALAGOAS” e no site “O Dia Mais”. Também orienta interessados em estudar fora do Brasil e atende instituições de ensino em processo de internacionalização.
Dúvidas, comentários e sugestões, entre em contato através do email alyshiagomes.ri@gmail.com.

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados