Parceria entre Prefeitura e Praia Limpa retira mais de 50 kg de resíduos em Ipioca

Participaram da ação os servidores da Sudes e voluntários

Parceria entre Prefeitura e Praia Limpa retira mais de 50 kg de resíduos em Ipioca

Participaram da ação os servidores da Sudes e voluntários

Por Redação com assessoria | Edição do dia 7 de novembro de 2021
Categoria: Maceió, Meio Ambiente | Tags: ,,,


A Prefeitura de Maceió, em parceria com o Projeto Ipioca Praia Limpa, retirou mais de 50 quilos de resíduos na faixa de areia da Paria de Ipioca, no litoral norte da capital alagoana, neste sábado (6). A ação contou com a participação de 50 pessoas, sendo voluntários e servidores da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). Foram recolhidos materiais inservíveis, bitucas de cigarro e reciclavéis que foram descartados de maneira irregular por frequentadores da praia.

Servidores e voluntários retiram resíduos da faixa de areia da Praia de Ipioca. Foto: Ascom Sudes.

Participaram da ação agentes da cooperativa de reciclagem Cooplum Jacarecica e de jovens aprendizes da Naturalle, empresa responsável pela coleta domiciliar na parte baixa da capital.

A diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, Kedyna Tavares, afirma que, nesta época, em que a praia recebe visitantes com mais frequência, os cuidados devem ser redobrados.

“O ato de preservar e cuidar do meio ambiente está diretamente ligado à educação e ações de conscientização ambiental. Então, com atividades assim, mostramos ao cidadão como ajudar na preservação da natureza”, disse.

A equipe de educação ambiental do Município realizou orientações porta a porta sobre os cuidados necessários, otimizando a parceria entre poder público e população na preservação do meio ambiente.

“O olhar das pessoas quando praticamos a preservação desperta muito o senso de sociedade e a consciência da responsabilidade de cuidar dos bens naturais que temos em nossa cidade”, completou a diretora.

Servidores e voluntários encontraram dois fardos de látex. Esse material vem surgindo nas praias nordestinas desde 2018 e é matéria-prima utilizada na indústria da borracha, especialmente na produção de pneus, preservativos e luvas de proteção.

Os artefatos foram encaminhados para a cooperativa de reciclagem, bem como o que foi recolhido na faixa de areia. Os materiais inservíveis e as bitucas de cigarro serão destinadas para o aterro sanitário.

Para melhorar a adesão dos cidadãos locais na manutenção da limpeza do bairro, a Sudes também instalou sete papeleiras em pontos estratégicos. Dessa forma, pequenos resíduos que poderiam ir parar nas vias públicas e na praia têm a destinação correta.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados