Parceria com empresas de telecomunicação contribui para controle do isolamento social

Medida faz parte das ações de combate à pandemia de Covid-19

Por Assessoria | Edição do dia 6 de agosto de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags:


Pei Fon

Desde abril, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), aderiu ao acordo de Cooperação Técnica com as Prestadoras de Telefonia e a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom) para acessar a plataforma Big Data Analytics. A medida faz parte das ações de combate à pandemia de Covid-19. A parceria se estende até novembro.

Ao conectar o Big Data, o Departamento de Tecnologia da Informação tem acesso ao índice de isolamento social em toda Maceió, como também ao mapa de aglomeração dos bairros da cidade e onde há maior concentração e movimentação dos telefones móveis.

Reinaldo Braga, secretário de Gestão. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

“O prefeito Rui Palmeira determinou que uníssemos esforços entre as secretarias visando minimizar os problemas causados pelo novo coronavírus e balizar decisões dos decretos, como a reabertura gradual das atividades comerciais. Com o apoio do setor de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Gestão, estamos conduzindo o processo com toda responsabilidade que o caso requer. Todos os dias compartilhamos esses relatórios com o Gabinete de Governança e a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). A Guarda Municipal, por exemplo, os utiliza para intensificar a fiscalização, se posicionando nos locais de maior índice de aglomeração”, disse o secretário municipal de Gestão, Reinaldo Braga da Silva Junior.

De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação da Semge, Felipe Gomes de Oliveira, as empresas de Telecomunicações compartilham apenas as informações estatísticas de deslocamento em massa e não há nenhum tipo de individualização nem identificação de cada terminal e usuário. “Toda a pesquisa é anônima, respeitando a LGPD, Marco civil da internet e o sigilo telefônico. Não são compartilhados dados de clientes, apenas números estatísticos de deslocamentos. O levantamento é recebido até as 15h, diariamente”, afirmou.

O painel de aglomeração funciona de modo a autorizar a visualização de celulares conectados em uma antena, em um dia definido e em comparação a um período antes do isolamento social. Esse indicador com os receptivos mapas das regiões criados a partir de informações anônimas das operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo permite que o usuário tenha a visão por quadrantes de 2km dentro do Estado e Município selecionados. A coleta é enviada por horários, de 8h às 12h, de 12h às 18h e das 18h às 22h.

No último domingo (02), a plataforma registrou um índice de isolamento social estadual de 53,1% e municipal de 50%, maior que na última semana, 24 de julho, que indicava um número de 45,5% municipal e 49,8% estadual.

“Estes índices são importantes porque ajudam a gestão municipal a avaliar quais próximos passos devem ser dados para garantir a segurança da saúde da população, minimizando os impactos da pandemia”, finalizou Oliveira.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados