Para cortar gastos, TRT/AL institui novo horário de atendimento

Todas as unidades da Justiça do Trabalho funcionarão das 7h30 às 15h30

Por | Edição do dia 29 de fevereiro de 2016
Categoria: Alagoas, Artigos, Notícias | Tags: ,,


A partir desta segunda, 29 de fevereiro, todas as unidades da Justiça do Trabalho em Alagoas terão novo horário de funcionamento: das 7h30 às 15h30, com atendimento ao público, de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 14h30. A medida foi aprovada por unanimidade em sessão administrativa do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) e visa adequar as despesas do órgão ao corte de 29% no orçamento da Justiça do Trabalho para o ano de 2016.

O presidente do Tribunal, desembargador Pedro Inácio da Silva, deixou claro que o novo horário não reduz a jornada de trabalho dos servidores. “O que fizemos foi unificar as atividades em um único período de 7 horas, o que permitirá economia nos gastos com energia, água, telefone, manutenção, vigilância e limpeza”, justificou, lembrando que vários tribunais trabalhistas vêm alterando o horário de atendimento ao público externo como medida de economia.

Ainda segundo o presidente do TRT/AL, a Justiça do Trabalho está passando por um dos mais difíceis períodos desde sua criação. O impacto do corte feito pelo Congresso Nacional no orçamento do TRT/AL é de R$ 6,8 milhões.

“Para continuar prestando seu importante papel social, precisamos usar a criatividade e contar com a colaboração de servidores, magistrados, advogados e principalmente com a compreensão das partes, para manter nossa estrutura, com reflexos mínimos no andamento dos processos”, afirmou.

Além da mudança no horário de funcionamento, desde o final do ano passado foram tomadas uma série de medidas para adequar as despesas do Tribunal ao orçamento disponível. Entre essas medidas, estiveram: a repactuação de contratos, cortes de terceirizados (por meio da devolução às empresas prestadoras de serviço) e redução de despesas com diárias e passagens aéreas, água, telefonia, material de consumo e com ações de capacitação.

O Tribunal destaca, porém, que a mudança no horário de funcionamento nas unidades do TRT não altera a disponibilidade de acesso ao Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT). Desde 2013, o Tribunal e todas as Varas da Justiça do Trabalho em Alagoas utilizam o PJe, o que permite aos advogados trabalhar remotamente em quase a totalidade das ações, mesmo fora do horário de expediente.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados