PAM Salgadinho realiza coleta para medir carga viral e CD4

Por | Edição do dia 19 de dezembro de 2015
Categoria: Maceió, Notícias


O Programa Municipal de DST/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais, por meio do Serviço de Atenção Especializada (SAE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que funciona no Bloco I do PAM Salgadinho,  informa que adotou um novo procedimento no tratamento de pessoas vivendo com HIV e AIDS. Desde a último dia 15, foi disponibilizada a coleta de sangue para o exame de Carga Viral e CD4 na própria unidade de saúde.  A iniciativa tem como objetivo oferecer mais qualidade, comodidade e agilidade aos usuários do serviço.

Os dois exames são elementos muito importantes no acompanhamento da infecção e do tratamento ofertado aos portadores de HIV e AIDS. Há algum tempo os exames só eram feitos no Laboratório Central do Estado (Lacen).

Com o apoio da Diretoria de Atenção Especializada da SMS, foram firmadas e fortalecidas parcerias com o Laboratório de Análises Clínicas de Maceió (Laclim), o Lacem e com a Diretoria do PAM Salgadinho. Desse modo, o Programa Municipal de DST/AIDS conseguiu solucionar as pendências que impossibilitavam a realização da coleta no ambiente de atendimento dos usuários.

A realização dos exames no próprio PAM Salgadinho possibilita que médicos e equipe técnica tenham acesso mais rápido aos resultados dos exames, para que possam ser agilizadas as condutas terapêuticas, além de monitorar e identificar falhas do tratamento e adesão.

“A parceria e a vontade de fazer foram fundamentais para iniciarmos esta coleta e em breve estaremos ampliando com exames de diagnóstico e monitoramento das Hepatites Virais através do Sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial, o GAL”, destaca Fábio Mota, Coordenador do Bloco I.

As coletas de sangue para realização dos exames de Carga Viral e CD4 estão disponíveis para os usuários do Bloco I do PAM Salgadinho e ocorrem nas segundas e terças-feiras, das 07h às 10h. Os resultados dos exames serão enviados pelo Lacem ao PAM e acompanhados pelos médicos.

Ascom SMS

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados