Palestra sobre estratégias em marketing digital abre semana em comemoração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

Publicitária Carina Oiticica apresentou diversos cases de grandes empresas, para ilustrar de que forma o posicionamento correto da marca garante o sucesso de um negócio no atual modelo de marketing

Palestra sobre estratégias em marketing digital abre semana em comemoração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

Publicitária Carina Oiticica apresentou diversos cases de grandes empresas, para ilustrar de que forma o posicionamento correto da marca garante o sucesso de um negócio no atual modelo de marketing

Por Assessoria | Edição do dia 6 de outubro de 2021
Categoria: Alagoas | Tags: ,,,,,,


Uma palestra com foco em marketing digital abriu a programação que o Sebrae Alagoas preparou esta semana para celebrar o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, comemorado nesta terça-feira (5) em todo o país. A publicitária Carina Oiticica, da Agência Yellow Kite, conduziu a palestra ‘O que vai impactar o seu negócio: tendências, posicionamento e estratégias de marketing digital’, que reuniu empreendedores no auditório do SebraeLab por mais de 2h, seguindo as normas de controle sanitário contra a Covid-19.

Na sua apresentação, Carina Oiticica citou diversos cases de grandes empresas para ilustrar de que forma o posicionamento correto da marca garante o sucesso de um negócio no atual modelo de marketing, hoje focado nas redes sociais. Instagram, Facebook, TikTok acabaram estreitando a relação das empresas com o cliente, permitindo uma interação mais próxima e intimista.

“Com a pandemia, a gente percebe uma grande aceleração de muitas tendências digitais dessa nova economia digital, que já estava em curso, mas que foram altamente aceleradas. O empresário que não tinha um canal de comunicação, um canal de vendas no digital, precisou tirar esse projeto da gaveta a toque de caixa, para realmente criar uma estrutura, uma estratégia digital”, observa.

Ela chama a atenção para o fato de muitos empresários em Alagoas ainda acreditarem que estar nas mídias sociais por si só já é ter uma estratégia digital.

“Mas ter uma estratégia digital é muito além de mídias sociais. É ter um site, um blog, a criação de conteúdo, trilhas de conhecimento para seu público, canais de venda e de relacionamento. É uma engrenagem complexa que o empresário precisa se dedicar. Porque em 2025, cerca de 42% das vendas do varejo vão ser digitais. Ou seja, já é uma realidade que está aí batendo à nossa porta, e a gente precisa estar cada vez mais estudando, entendendo o comportamento do consumidor, para oferecer os melhores serviços. Pensando, claro, cada vez mais no valor do nosso negócio”, alerta a publicitária, que é formada pela ESPM-SP e pós-graduada em Comunicação Integrada.

Instagramáveis

Atentas a essa tendência, algumas grandes marcas recorrem a ações de marketing que acabam por transformar as redes sociais dos próprios clientes como vitrines para os seus produtos. Um exemplo citado por Carina são as chamadas casas ou espaços instagramáveis: locais criados pelas empresas onde os clientes podem consumir os produtos ao mesmo tempo que a experiência rende belas fotos para as redes sociais – tendo o Instagram como a mais queridinha delas.

A Casa do Chester Cheetah, em São Paulo, é um exemplo. O lugar é um espaço que traduz a personalidade do icônico e irreverente personagem da marca de salgadinhos Cheetos, com cômodos personalizados e interativos. O Méqui 1000, unidade do McDonald’s localizada em um casarão na Avenida Paulista, em São Paulo, foi outro exemplo de espaço instagramável citado por ela.

Apesar desse novo panorama, Carina Oiticica lembra que algumas frentes dessa relação cliente e empreendedor não devem mudar. “O cliente no centro do negócio é uma delas. Não custa sempre lembrar que todo CNPJ é formado por vários CPFs”, diz.

Algumas mudanças mais robustas também estão previstas e vão exigir cada vez mais do empreendedor, como a implantação do 5G no Brasil, o aperfeiçoamento da Internet das Coisas (IoT) e ainda o usuário como gerador de conteúdo.

Público

Já o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, lembrou da parceria celebrada entre a instituição e a Caixa Econômica Federal.

“Para celebrar o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, a gente resolveu fazer essa palestra para um grupo seleto de clientes, em função do espaço que a gente tem. São aqueles que recentemente contrataram um financiamento junto à Caixa por meio do FAMPE [Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas]. A gente trouxe essa fera que é a Carina, para tratar de marketing digital, que hoje é determinante. Ela fez uma apresentação bastante panorâmica, tratando também dos desafios dos negócios hoje, diante de um mundo em transformação”, afirma.

“O digital tem uma importância muito grande, hoje ele é a essência, o principal propósito. E Carina nos apresentou aqui uma série de casos e de aplicabilidade para aqueles que têm pequenos negócios. Muitos pequenos negócios puderam interagir conosco, celebrando esse dia com um conteúdo tão relevante”, completa Lages.

Mas não é só na sede do Sebrae Alagoas que a programação para celebrar o dia da MPE está concentrada esta semana. A instituição também está com ações em alguns bairros da capital, como o Graciliano Ramos e Eustáquio Gomes, e também em municípios do interior do estado.

“Nós estamos com uma ação itinerante de atendimento e orientação também nas cidades de Delmiro Gouveia, Penedo e Arapiraca. São eventos de relacionamento, reunindo alguns clientes que fazem parte das carteiras do Sebrae. Também vamos lançar a Feira do Empreendedor 2021, que é em nível nacional. Para participar do lançamento, o cliente tem que se inscrever gratuitamente no site da Feira”, explica o gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae Alagoas, Marcos Alencar.

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