Olimpíada Brasileira de Robótica tem participação de 63 escolas

Apoiado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), evento acontece neste sábado (23), das 8h às 18h, no ginásio do CDR, no Cepa

Olimpíada Brasileira de Robótica tem participação de 63 escolas

Apoiado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), evento acontece neste sábado (23), das 8h às 18h, no ginásio do CDR, no Cepa

Por | Edição do dia 22 de setembro de 2017
Categoria: Educação, Notícias | Tags: ,,,,,,


Sessenta e três escolas das redes pública e privada participam neste sábado (23) da etapa estadual da edição 2017 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Apoiado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o evento acontece das 8h às 18h no ginásio do CDR, no Cepa, e é voltado para estudantes de ensino fundamental, médio e técnico de escolas públicas e privadas, tendo como objetivo estimular o interesse pela carreira científico-tecnológica entre os jovens.

A OBR consiste em duas etapas: uma teórica, com a aplicação de uma prova escrita, e uma prática. Neste sábado, as equipes do nível 1 (ensino fundamental) e nível 2 (médio regular e técnico) competem na etapa prática, onde deverão cumprir uma tarefa: seguir um percurso e simular um resgate de vítimas. “As equipes deverão superar obstáculos para cumprir este percurso. E ainda teremos um desafio surpresa”, adianta o coordenador da OBR em Alagoas, professor Edilson Ponciano.

c88811ffaa779e05ac222cb6f74c190c_L

Aumento

Pela rede pública estadual, 16 escolas participarão da Olimpíada. Essas unidades estão inseridas no Programa Robótica da Seduc e, desde o ano passado, desenvolvem projetos na área, sendo alguns deles destaques da última edição da Mostra de Robótica no Encontro Estudantil. Atualmente, 95 unidades de ensino executam o projeto na rede estadual.

O superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, recorda que, até o ano passado, apenas uma escola estadual participava da OBR. “Esse aumento no número de participações é consequência de uma política de fomento à inovação tecnológica em nossas escolas, onde, além da aquisição de kits de robótica, a Seduc promoveu uma série de formações com professores para que os mesmos desenvolvam projetos”, conta.

O professor Ronaldo Cristiano Moura, do Centro de Ciência e Tecnologia da Educação (Cecite) também destaca a participação das escolas estaduais no evento. “Isso demonstra a evolução desse projeto de robótica na rede estadual e que nossos alunos já tem um domínio de programação e de outras aptidões necessárias para a competição”, ressalta.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados