Oficina de saneantes é inaugurada no Presídio do Agreste

Iniciativa da Seris proporciona economia ao estado e fomenta a ressocialização por meio da laborterapia

Oficina de saneantes é inaugurada no Presídio do Agreste

Iniciativa da Seris proporciona economia ao estado e fomenta a ressocialização por meio da laborterapia

Por Redação com Assessoria | Edição do dia 28 de abril de 2021
Categoria: Alagoas


Cuidar do meio ambiente é fundamental para se garantir um futuro melhor às próximas gerações. Nesse sentido, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) vem investindo cada vez mais em projetos capazes de transformar vidas no sistema prisional alagoano. Prova disso é que, nessa terça-feira (27), o Presídio do Agreste, em município de Girau do Ponciano, ganhou sua primeira oficina de saneantes.

Com a implantação da nova oficina, seis reeducandos passarão a trabalhar produzindo saneantes. A produção mensal, inclusive, deve alcançar os dois mil litros de detergente, desinfetante e sabonete líquido, graças ao reaproveitamento do óleo de cozinha que, ao invés descartado, será transformado em produtos de limpeza.

Sobre os benefícios da oficina, o secretário da Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, destacou – durante a solenidade de inauguração no Presídio do Agreste – o alcance da iniciativa. Isso porque, além de se fomentar a ressocialização por meio da laborterapia, já que o preso pode remir um dia da pena a cada três trabalhados, há também os fatores econômico e ambiental.

“Além da economia gerada aos cofres públicos, a oficina também favorece a redução do impacto ambiental, já que um litro de óleo é capaz de inutilizar até um milhão de litros de água potável”, salientou o secretário, acrescentando que a contaminação pode ocorrer se o óleo jogado no solo alcançar o lençol freático.

O projeto, inclusive, já desperta a atenção de gestores Brasil afora. Um deles é o secretário de Justiça de Rondônia, Marcus Rito, que visitou a unidade e conheceu as instalações da oficina. “Eu tive a felicidade de vir ao estado de Alagoas por muitas vezes a trabalho. Consigo ver claramente uma evolução no sistema prisional, não só estrutural, mas também no tocante à valorização do servidor. A gestão tem avançado principalmente nas ações de reinserção social e na promoção de cidadania. Fico muito feliz em estar presente em uma solenidade como esta, pois a finalidade desse tipo de iniciativa é a reinserção por meio do trabalho e a geração de renda por parte dos reeducandos quando estes deixarem o sistema prisional”, discursou Rito.

O juiz da 16ª Vara de Execução Penal, Diego Dantas, também esteve presente à solenidade e parabenizou a Seris pela oferta de oportunidades aos reeducandos. “É de uma importância primordial, visto que enxergamos uma interseção de duas coisas de que a humanidade muito precisa: o trabalho, especialmente daquele que está preso, e a questão ambiental. É um passo muito importante também por envolver a criação de postos de trabalho no sistema prisional”, afirmou.

“É notória a evolução do sistema prisional nos últimos anos, e um evento como este simboliza a esperança por um sistema prisional cada vez mais humano e adequado aos anseios da sociedade”, complementou o magistrado.

Sobre a oportunidade de trabalho, o reeducando Alysson Santos – um dos contemplados com a oficina – disse ser a chance de mudar sua vida. “É uma forma de me ressocializar por meio do trabalho. Também poderei ajudar minha família. Todos vão passar a me enxergar de outra forma. Verão que eu estou mudando. Além disso, vou poder aprender uma profissão para buscar um emprego quando sair daqui”, relatou o custodiado.

Esta é a segunda oficina de saneantes implantada no sistema prisional alagoano. Em Maceió, na Fábrica de Esperança, a oficina já funciona há mais de 10 anos produzindo material de higiene que é revertido na limpeza das unidades prisionais, trabalho que ganhou ainda mais visibilidade em 2020, por força da pandemia da Covid-19.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados